Seu portfólio desempenha um papel importante durante a pesquisa de novas atribuições freelance. Aqui, você mostra de quais tarefas desafiadoras você já concluiu e de quais tarefas mais se orgulha. Dessa forma, você tenta conquistar novos clientes para você.
Você não chegará lá apenas com algumas fotos. Obviamente, é intenção que você convença novos clientes de sua capacidade. Mas como você compila cuidadosamente um portfólio? Listamos algumas dicas para que você possa criar um ótimo portfólio (mesmo quando você ainda não fez nenhum trabalho pago).
1. Selecione os itens mais importantes
Seu portfólio não é apenas uma coleção de todos os projetos que você realizou no passado. A maioria dos freelancers mostra tudo, incluindo tarefas de 15 anos atrás. Pode parecer bobagem, mas "menos é mais" quando se trata de seu portfólio. Apenas mostre as tarefas das quais você mais se orgulha e das quais obteve grande satisfação para mantê-la clara para as pessoas que a visualizam. Lembre-se de qual é o seu portfólio: - Mostra quem você é e qual é a sua paixão e estilo - Mostra o que você pode fazer por outra pessoa - Descreve que tipo de trabalho você gosta de fazer e para quais clientes - É uma maneira prática de entrar em contato com você
2. Conte sua história Hein ?!
Não é um portfólio focado em elementos visuais? Sim, você realmente mostra exemplos de suas tarefas concluídas. No entanto, se você adicionar apenas uma imagem + um link, perderá muito. Você pode tirar muito mais proveito disso. Ao montar seu portfólio, dedique algum tempo à explicação do projeto. Descreva também as circunstâncias ou problemas especiais que ocorreram durante o projeto e como você resolveu isso. Isso dá aos clientes em potencial uma melhor idéia da maneira como você trabalha e pensa. Você tem medo de não ter experiência suficiente para compartilhar em seu portfólio? Use o espaço para uma boa descrição de cada projeto.
3. Concentre-se no seu trabalho favorito (e para quem você deseja fazer)
Seu portfólio não contém tantos elementos? Em seguida, use esse espaço para descrever qual é a sua paixão e por quem você gostaria de implementá-la. Este é o lugar para se concentrar em empresas ou clientes específicos nos quais você gostaria de trabalhar. Descreva também muito claramente quais são seus objetivos.
4. Pense também em tarefas privadas
Você não deve pensar que um portfólio contém apenas projetos pelos quais você foi pago. Seus próprios projetos / designs são tão importantes quanto! Talvez você tenha se ocupado com seus pequenos projetos em seu tempo livre ou tenha tido boas experiências durante seus estudos. Adicione também esses itens!
5. Adicione depoimentos
Pergunte a antigos clientes, empregadores ou mesmo professores se eles querem escrever um depoimento sobre você. O poder desse depoimento é que clientes anteriores falam positivamente sobre você. E a publicidade boca a boca é extremamente importante como freelancer. É a ferramenta de marketing mais eficaz que você não pode comprar. Quando os clientes em potencial visualizam seu portfólio e veem várias experiências positivas nele, eles estarão muito mais dispostos a trabalhar com você.
Dica extra: você pode facilitar ainda mais enviando um rascunho para eles, onde você só pergunta se eles concordam.
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital/ Conteudo- freelancer.com