8 maneiras simples de colocar o seu cliente em primeiro lugar.

Publicado em 25 Fevereiro 2019

Como freelancer, você naturalmente prefere trabalhar com clientes fiéis. Você sabe o que tem em conjunto e isso poupa muita aquisição. Os clientes leais são clientes satisfeitos e você pode cuidar disso. É hora de colocar seus clientes favoritos no centro das atenções! Abaixo, discuto 8 maneiras simples de fazer isso.

1) De destaque a seu cliente.
Você tem um cliente que merece um pouco mais? Mostre que você está orgulhoso da sua colaboração. Por exemplo, dando à empresa um lugar em seu boletim informativo ou nomeando-o em seu site. Encontrar uma maneira adequada para colocar o cliente no centro das atenções e você vai notar que ele faz maravilhas para o seu relacionamento comercial!

2) Seja Atencioso Afinal, há apenas uma pessoa por trás do seu cliente.

Alguém que aprecia quando você pergunta como foi um trabalho. Quem não gosta de receber um elogio de vez em quando? Ou ser parabenizado por um marco de negócios e assim por diante. Portanto, ouça atentamente o que seu cliente diz a todos, para que você possa ser o mais atento possível em sua comunicação.

3) Peça feedback

No começo isso pode soar como 'trabalho extra' para o cliente. Em outras palavras, não é legal. Às vezes, o oposto também é verdadeiro, por exemplo, se o cliente se sentir lisonjeado por você pedir sua opinião. Você leva o cliente a sério e mostra que deseja continuar desenvolvendo seus serviços.

4) Dê um presente de negócios Ou um belo presente.

Tom promocional soa tão pesado. Mas vamos ser honestos, todo mundo gosta de se surpreender com um presente (você). Não precisa ser grande, uma boa garrafa de vinho ou uma boa caneca de escritório às vezes tem o efeito desejado. Dê quando quiser, isso não precisa necessariamente ser feito regularmente (como no Natal).

5) Lembre-se do nome (e função!)

Logicamente, você pode pensar. No entanto, você ficará surpreso com quantas pessoas esquecem o nome do seu cliente. Pecado mortal. É desinteressado e não profissional. Além disso, cria um vínculo extra caso você ocasionalmente deixe o nome de alguém durante a conversa. Por exemplo: "Que bom que vamos trabalhar juntos, Eric".

6) Mostre seu rosto

Muitos freelancers ligam e enviam e-mails para seus clientes sem nunca tê-los visto. Muito desconfortável, na verdade. Então, o seu cliente mora no bairro? Vá fazer uma xícara uma vez! Ao concordarmos juntos, você constrói um relacionamento melhor, o que no futuro pode levar a mais tarefas.

7) Escreva um cartão

Um e-mail é frequentemente colocado não lido em uma pasta, especialmente se for um e-mail padrão. Ao contrário do cartão (postal): é sempre lido. Porque parece (e é) especial que alguém se deu ao trabalho de escrever o cartão, embora a mensagem ainda seja a mesma do correio.

8) Faça algo extra

Por exemplo, dê dicas ou conselhos extras uma vez, sem levar isso em conta. Só porque você acha importante pensar junto com seu cliente. Ou dê um desconto espontâneo uma vez, porque é a 10ª fatura ou simplesmente porque você quer agradecer ao seu cliente dessa maneira. Apenas faça isso em pequena medida, porque senão o cliente sempre esperará você a longo prazo!

Por: Anne von Gleich
www.sansplus.nl
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Digital Marketing Freelancer

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