Assim como muitos de meus colegas empreendedores, coloquei um prazo de pagamento nas minhas faturas. Acredito que catorze dias, três semanas ou até quatro semanas são muito razoáveis para mencionar como prazo. De fato: depois de fazer o trabalho, parece-me lógico que você pague os custos. Você realmente não compra sua carne com o açougueiro se diz que paga em quatorze dias.
Por que sinto regularmente que minhas faturas são pagas após o prazo de pagamento?
Eu experimentei a variante mais extrema neste outono. Uma fatura que enviei em julho como resultado de minha atribuição freelance foi paga em meados de outubro. E não foi uma quantidade pequena. A organização da qual estou falando é uma organização grande que usa um período de pagamento de 60 dias para todos os seus fornecedores, independentemente do período de pagamento especificado pelo próprio fornecedor. Mas sim, é um bom cliente, por isso não quero reclamar muito do fato de que eles pagam tão tarde. E também entendo que, com uma organização tão grande, são necessários mais discos antes que o botão seja pressionado.
Faturamento mensal
Para garantir um pouco a continuidade de minha renda, tomei uma série de medidas para garantir uma renda regular, também de empresas que pagam tarde.
1. Quando faço uma cotação, pergunto imediatamente se há um código que preciso usar na fatura. Quase todas as empresas (médias) grandes trabalham com sistemas nos quais cotações e faturas estão vinculadas. Isso impede que você descubra até faturar, o que significa que o processo leva mais tempo.
2. Para pedidos que demoram mais de um mês, eu faturo mensalmente. Isso significa que, após o primeiro período de pagamento longo, você terá renda mensal.
3. Também preste atenção se você pode declarar custos de viagem ou quilômetros. Para algumas empresas que devem ser incluídas na sua tarifa, lembre-se disso em sua cotação!
4. E se tudo demorar mais do que o esperado, entre em contato com seu cliente imediatamente
. Geralmente, eles podem fazer algo para acelerar o pagamento. Efeito Calimero E ainda assim eu acho estranho. Se trabalho para trabalhadores independentes ou PME, minha fatura é quase sempre paga dentro do prazo estipulado. Se eu receber uma multa por excesso de velocidade, há até um aumento no valor da fatura após quatro semanas. E se eu fizer uma tarefa para uma grande organização como trabalhador independente, não posso fazer nada com meu prazo de pagamento. Eles determinam as regras. Eles são grandes e eu sou muito pequeno aos olhos deles. E, no entanto, continuo colocando o prazo de pagamento nas minhas faturas. Mesmo que seja apenas para exercer um pouco de pressão. Se não funcionar, não dói.
Por: Elisa Salentijn http://www.es-communicatie.nu
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital