Ser freelancre pode ser um sonho para muitos. Ignorando os engarrafamentos de manhã cedo, trabalhando em calças de jogging e visitando o ginásio no meio do dia quando é agradável e quieto. Nenhum empregador rigoroso e nenhum colega chato. Delicioso!
Para muitos freelancers iniciantes, é uma grande mudança começar seu próprio negócio. Há muitos desafios envolvidos.
Ninguém é perfeito e todo mundo comete erros às vezes, certamente no começo. Então você não é o único e não precisa se sentir estúpido. Felizmente, só podemos aprender com os erros. Neste blog, portanto, descrevemos os erros mais comuns que os freelancers cometem. Se você é um web designer freelancer, um fotógrafo freelance ou um freelancer, eles se aplicam a todos. Queremos protegê-lo desses erros e esperamos que você aprenda com eles para que você nunca mais os faça depois de ler!
1. Não se atreva a dizer "não"
Como um empresário independente, você decide por si mesmo quais atribuições freelance você toma e onde estão seus limites. Especialmente para freelancers, estabelecer limites é muito importante, você não tem nenhuma outra pessoa ao seu redor que lhe diga para facilitar um pouco. Você é o único que pode dizer "não". Além de "não", é claro que você também pode negociar as condições ou o prazo.
2. "Excesso de trabalho" você mesmo
Os pensamentos de que você é o "único" em seu campo podem fazer com que você trabalhe todos os dias e durante todo o dia. Como freelancer, você naturalmente quer ganhar o máximo de tarefas possível. Não é bom que isso leve a problemas. Você pode ficar sobrecarregado ou não conseguir cumprir os acordos que você fez com o cliente. Isto pode, portanto, ser muito negativo para ambas as partes.
Portanto, certifique-se de fazer um bom plano e permita-se algum tempo livre. Além disso, seja honesto com o cliente ao aceitar um novo trabalho, se você já tiver várias tarefas.
3. Oferecendo muitos serviços
Como entrada, você quer pegar o que puder e responder a todos os tipos de tarefas freelance. Contanto que você tenha trabalho e renda. Infelizmente, este não é o caminho e você não vai continuar assim por muito tempo. Para evitar muitas decepções, é melhor se concentrar em um ou dois serviços para atrair mais clientes. Especialize-se no que você gosta e no que você é bom. "Eu posso fazer um pouco de tudo" não é muito útil no mundo freelancer.
4. Taxa horária muito baixa
Como há muita concorrência em alguns campos, às vezes é difícil encontrar tarefas por um bom preço. Muitos freelancers, portanto, acham que é sensato competir em preço. A longo prazo, esta não é uma boa ideia. Você torna mais difícil para os colegas empreendedores manter a taxa e você dificulta o aumento da sua taxa horária. Determine um preço bem fundamentado para você e cumpra-o da melhor forma possível. Também não se esqueça que você tem que reter dinheiro para sua pensão.
5. Nenhum contrato
Sempre coloque os acordos que você faz antes de realizar uma atribuição em um contrato e tê-lo assinado pelo cliente. Você sempre pode recorrer a isso. Mesmo que o cliente seja um conhecido seu, um contrato é muito importante.
Por: Ilse van der Meulen
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- MKT digital e Conteúdo
Quer receber diariamente novos projetos na sua área? Inscreva-se aqui gratuitamente.