Ajuda! meu cliente não tem visão

Publicado em 4 Novembro 2019

Como consultor de comunicação freelancer, isso já aconteceu comigo regularmente: me pedem uma boa tarefa, mas o cliente parece não ter uma estratégia ou visão clara. Isso geralmente ocorre com clientes menores, mas as grandes organizações também nem sempre têm uma estratégia clara (marketing e / ou comunicação).

Isso é ruim? E o que você faz nesse caso?

Durante a primeira entrevista, eu já pergunto sobre o plano de marketing e / ou comunicação. Às vezes existe, mas geralmente não. Isso nem sempre tem que ser um problema. Um dos meus últimos clientes não tinha nada no papel, mas ficou muito claro em sua cabeça o que ela representa e quais recursos ela precisa. Pude desenvolver um novo site para ela e aconselhá-la sobre sua estratégia de mídia social. Mas também acontece que um cliente deseja algo, por exemplo, porque o concorrente faz isso, algo é imposto pela administração ou por causa das mudanças nas circunstâncias do mercado. Durante a conversa, eles dizem, por exemplo: "você fez isso para a empresa X e também queremos algo assim" "," certamente você pode fazer algo bonito para ela ", etc.

É por isso que, ao final de uma primeira entrevista, sempre desejo respostas para as seguintes perguntas: o que eles desejam alcançar, com qual grupo-alvo e o que a organização deve oferecer? Se a clareza for insuficiente, por exemplo, se você receber apenas "um bom site" ou "uma nova brochura" como resposta, sempre aconselho o cliente a dar um passo atrás e a preparar um plano juntos. Não faço isso para ganhar dinheiro extra com esse cliente, mas porque sempre busco o melhor resultado para o cliente. Além disso, evita muitos atrasos e frustrações durante a tarefa, geralmente economiza o dinheiro do cliente e oferece a você como freelancer mais chances de um cliente satisfeito. Uma vantagem de longo prazo para o cliente é que ele pode executar ações muito mais direcionadas no futuro.

Evite dores de cabeça durante a tarefa

Mas ... cabe ao cliente aceitar ou não o seu conselho. Se ele não fizer isso, sua tarefa como freelancer pode se tornar um arquivo de dor de cabeça. Por exemplo, há um tempo atrás, fui contratado por uma grande organização para obter uma reestilização de produtos que não voltaram aos trilhos. A Unidade de Negócios A havia acabado de concluir uma remodelação muito bem-sucedida e a Unidade de Negócios B precisava acreditar. A única razão para isso foi que, de repente, a gerência achou que a aparência dos produtos B era um tanto antiquada em comparação com o novo estilo de A. A Unidade de Negócios B havia retirado a mesma agência de publicidade para a tarefa, mas depois de três rodadas de design e um considerável excesso de erros não mais. Não havia plano de ação, estratégia ou documento de visão, mas o cliente não queria perder ainda mais tempo dando um passo atrás.

No meu primeiro dia, eu estava na agora quarta apresentação da agência de publicidade e o que percebi imediatamente foi a discussão na gerência. Era principalmente sobre preferências pessoais. Falta algo que você costuma ver como um bom plano na fase preliminar. Não há uma direção ou objetivo claro para o qual você esteja trabalhando e, quando trabalha com uma parte externa, como uma agência de publicidade, é difícil dar um bom resumo. Custou-me muita dor de cabeça para orientar o restyling na direção certa novamente, mas felizmente consegui. O cliente finalmente me contratou várias vezes, a primeira das quais foi a elaboração de um plano de marketing e comunicação.

Certamente, como freelancer iniciante, pode ser difícil aconselhar o cliente sobre algo que ele prefere não querer ou que não sabe que precisa. Mas com isso você se distingue como profissional.

Por: Manon Koster | www.manonkoster.com | freelancer.nl

Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital| Conteúdo do freelancer.com.br

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