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Começou recentemente a trabalhar como freelancer? 3 erros de principiante a evitar

Lidar com o dinheiro de uma forma não realista Esta é talvez a maior armadilha dos freelancers principiantes. Em termos de finanças, há dois erros comuns de principiante: - Ver o seu volume de negócios como sendo mais ou menos igual ao seu salário. Uma boa regra geral é que fica com cerca de 50% do seu volume de negócios. O resto vai para impostos e encargos sociais. Tenha também em conta as suas despesas. Pense nos custos de subscrição de ferramentas de pagamento como o Canva, o combustível para o seu carro, o alojamento do seu sítio Web, etc. É uma boa ideia reservar uma parte do seu volume de negócios todos os meses, para ter uma visão do seu salário líquido real. - Trabalhar muito barato ou de graça para obter críticas positivas ou recomendações. Isto pode parecer muito tentador no início e é facilitado por plataformas de freelancers como Upwork e Fiverr. Mas saiba que estas plataformas têm freelancers de todo o mundo, que (podem) trabalhar a preços muito mais baixos do que você, que trabalha e vive na Bélgica. Além disso, os clientes que encontra aqui raramente são bons clientes, uma vez que o seu principal objetivo é encontrar mão de obra barata. Por isso, ao trabalhar muito barato ou de graça, não pode construir um negócio sustentável. Além disso, desta forma está a enviar um sinal errado, nomeadamente de que o seu trabalho é de baixa qualidade. Pensar que se pode fazer tudo sozinho Como freelancer, normalmente não tem colegas ou parceiros, mas isso não significa que tenha de fazer tudo sozinho. De facto, a ideia de que se pode fazer tudo sozinho não é verdadeira. Faça o seguinte: - Comece a trabalhar em rede. Se quer crescer como freelancer, precisa de se esforçar para construir a sua rede. E com isto não quero dizer ir a um evento de networking uma vez por ano, mas sim algumas vezes por mês. Nos eventos de networking, pode aprender muito sobre empreendedorismo (com outros freelancers) e conhecer potenciais clientes ao vivo. Além disso, é impossível - ou mesmo desumano - trabalhar sozinho todos os dias. Para a sua motivação e inspiração, precisa de outras pessoas. O trabalho em rede é uma boa ideia também por esse motivo. - Peça a alguém ou a várias pessoas que assumam tarefas que não pode e não gosta de fazer. Pense num contabilista ou num web designer. Ao fazê-lo, poupa muito tempo e energia, o que, em última análise, também o beneficiará financeiramente. - Trabalhe com um coach experiente. Não está a conseguir atrair clientes? Nesse caso, recomendo que contrate um treinador de negócios ou um treinador de conteúdos. Este último pode ajudá-lo com o seu conteúdo online, por exemplo, no seu sítio Web e nas redes sociais. Se quiser crescer rapidamente, faça-o sem dúvida. Se necessário, utilize as poupanças para o efeito. Se tiver um bom formador, o investimento pagar-se-á a si próprio num instante. Não pensar nos seus fundamentos Muitos freelancers principiantes aceitam qualquer cliente que se apresente sem pensar nos seus fundamentos. Por vezes, isto corre bem durante algum tempo, por exemplo, porque já têm uma grande rede de contactos. Mas, muitas vezes, ao fim de algum tempo, apercebem-se de que estão a ficar gradualmente esgotados, porque trabalham principalmente para clientes que não os apreciam, com pouco orçamento, com os quais não se sentem bem... E esse é outro grande cenário, porque se não pensarmos nos nossos fundamentos, os clientes normalmente ficam longe. Os seus fundamentos são importantes porque formam a base a partir da qual vai apelar aos clientes certos através do conteúdo das suas redes sociais, do conteúdo do seu sítio Web, num evento de networking, etc. Com isto quero dizer: - Para quem quer trabalhar e quer trabalhar com outros freelancers ou sozinho? - O que é que vai oferecer exatamente? Ao fazê-lo, pergunte a si próprio se pode fazer um bom negócio com isso e se há procura para isso. - Por que razão está a fazer isto? Qual é a sua missão subjacente? - Quais são os seus objectivos, a curto e a longo prazo? Por que razão quer tanto atingir esses objectivos? Por exemplo, o que é que vai fazer com essas vendas? - Quem és tu e o que queres irradiar? Por exemplo, quais são os seus valores fundamentais, qual é a sua visão no seu domínio, que energia quer transmitir, o que é típico de si pessoalmente...? - O que é que o distingue dos seus concorrentes? Porque é que é único e porque é que os clientes devem escolhê-lo a si e não ao seu concorrente? Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi – Freelancer do Freelancer.com.br Gostaria de receber diariamente novos trabalhos em seu setor? Então, inscreva-se gratuitamente aqui.

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