Lá estava eu, cheio de energia e cheio de planos para começar como freelancer. Eu tinha completado a meu trabalho, já possuía uma conta bancária e um seguro organizado. Eu usei toda a minha criatividade para o meu próprio site e cartões de visita. Eu estava pronto para começar como tradutor freelancer e editor de texto!
Comecei então a buscar novos trabalhos ....Como proceder a seguir? Onde eu poderia encontrar tarefas? Apenas google para "tradutor freelancer"? Decidi primeiro pesquisar na internet experiências de outros freelancers e, assim, obter inspiração. O reconhecimento da marca acabou por ser a condição mais importante (e ao mesmo tempo também a mais difícil) para conseguir trabalhos freelancer.
Muitas recomendações são dadas para isso, por exemplo:
· Crie e seja ativo nos perfis de negócios do LinkedIn, Facebook e Twitter.
· Crie um site dinâmico onde você publica regularmente algo. · Inicie a rede.
· Crie um blog;
Naturalmente eu tentei todos eles. Perfis de negócios em mídias sociais são fáceis de criar, mas mantê-los leva muito tempo. Você geralmente precisa promover suas publicações para chamar a atenção do seu grupo-alvo. E isso também requer muita criatividade para sempre aparecer algo novo. Um site dinâmico é sem dúvida muito importante. Publicações, ajustes e leads garantem uma maior classificação nos mecanismos de busca. Networking é algo também muito importante e minha experiência com isso é bastante positiva. Eu encontrei um número de organizações de rede na área e fui a um número de reuniões de bom humor. Muito interessante e acolhedor. Você distribui entusiasticamente cartões de visita e recebe o mesmo número, mas mesmo assim eu não encontrei clientes lá.
Garantir reconhecimento da marca
O blog acabou por ser uma maneira perfeita para capturar a atenção do meu público-alvo. Para ser sincero, nunca escrevi um blog e comecei com um tópico que me fascina. Publiquei os blogs no meu site e nas mídias sociais. Para minha grande surpresa, meus blogs foram lidos, compartilhados e recebi muitas respostas positivas. Um mesmo com o conselho de procurar atribuições com o assunto "blogger ". Eu não podia imaginar que os clientes estivessem procurando por blogueiros e não prestei atenção a esse conselho.
Depois de algumas semanas, cheguei à conclusão de que as mídias sociais e as redes só contribuem para a conscientização da marca se você dedicar muito tempo a ela. Eu prefiro usar esse tempo para encontrar tarefas. Então minha busca continuou. O que agora? Basta pesquisar na internet por palavras-chave como "tradutor ", "revisor de texto" ou talvez até mesmo "blogueiro "? Sem qualquer esperança eu digitei as palavras-chave "tradutor texto corrector blogueiro". Para os primeiros resultados, fiquei surpreso ao encontrar sites onde freelancers podem se registrar e responder à oferta de vários clientes. Parecia um jeito atraente e simples. Funciona da seguinte maneira:
· Você cria uma conta.
· Você garante um perfil bom e completo com sua experiência e competências.
· Você responde à oferta dos clientes
Plataformas on-line para freelancers
Entusiasmado eu olhei para os vários sites e vi inúmeros trabalhos com o tradutor assunto queria, revisor de texto pesquisado e até mesmo com o blogueiro. Parecia bom demais para ser verdade. Motivado, criei perfis e descobri que existem diferenças significativas entre as várias plataformas. Todos os sites em que você encontra tarefas autônomas têm suas próprias condições. As diferenças mais importantes são:
·Perfis gratuitos e pagos.
· Postar comentários gratuitamente ou mediante pagamento.
· Pagamento por período ou pagamento por resposta.
· Sempre rescindível ou contrato com renovação tácita.
A maioria dos perfis básicos é gratuita. Esse perfil geralmente tem a desvantagem de você ver apenas uma tarefa após 24 ou 36 horas, e como resultado, outros freelancers já tiveram a oportunidade de responder. Existem também plataformas onde você paga por resposta a uma tarefa. Nota: este valor está aumentando muito rapidamente. Em meu entusiasmo, inicialmente não supervisionei a parte financeira dos vários perfis. Então eu listei todos os prós e contras para mim e calmamente aproveitei o tempo para ver quais tarefas foram colocadas nos vários sites. Lembre-se também de que responder a uma tarefa não significa automaticamente que você a receberá. Prepare-se para decepções e garanta que você tenha a capacidade de coletar. Mais sobre o contato com clientes potenciais na próxima vez.
E então eu encontrei a plataforma que é a mais ideal para mim. Recebo regularmente tarefas como tradutor e editor de texto. Eu agora blog para uma taxa e para o meu prazer. Uma experiência única!
O freelancer.com.br, foi a plataforma que mais se enquadrou nas minhas expectativas!
Por: Loes Orru-Provoost
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- MKT Digital
Quer receber diariamente novos projetos na sua área? Inscreva-se aqui gratuitamente.