Todo começo é difícil. Quando você começa como freelancer, você pode usar seu currículo ou portfólio para que os clientes possam ver com quem estão trabalhando quando o contratam para um novo trabalho. Mas como você complementa seu portfólio de acordo com seus próprios desejos com experiência relevante? Essas cinco dicas ajudarão você.
1. Obtenha mais experiência em tarefas para familiares ou amigos
Você precisa de mais experiência para o seu portfólio? Primeiro, ofereça seus serviços a familiares ou amigos ou pergunte se eles ainda conhecem pessoas a quem você pode oferecer seu serviço. Realize seus serviços por um bom preço para fazer um nome para si mesmo. Há uma boa chance de que, quando estiverem satisfeitos, divulguem propaganda boca-a-boca e deixem a bola rolar com conhecidos, amigos e familiares.
2. Use projetos relevantes em sua carteira
Se você acabou de começar a trabalhar como freelancer e tem pouca experiência, certamente é interessante dar uma olhada no trabalho que você realizou durante seus estudos. Certas atribuições são relevantes para incluir no seu portfólio? Designers freelancers e programadores freelancers já realizaram muitas tarefas bonitas durante seus estudos e, é claro, já ganharam muita experiência.
3. Contactar organizações sem fins lucrativos locais
Dê uma olhada em sua área para ver se existem organizações sem fins lucrativos que poderiam usar sua ajuda ou apresentar algumas grandes iniciativas por conta própria. Como é bom se você puder reforçar um ao outro e adicionar algumas boas experiências ao seu portfólio dessa maneira.
4. Investigue se você pode conseguir determinados títulos
Existem títulos específicos em sua área de atuação / freelancer que você pode alcançar seguindo determinados cursos de treinamento? Isso não só torna você mais confiável para o cliente, mas também garante que você tenha vantagem sobre os concorrentes em potencial.
5. Pratique! Prática! Prática!
Nunca pare de aprender e desafiar a si mesmo. O fato de você fazer um trabalho não remunerado no início ou trabalhar por uma quantia relativamente baixa, em última análise, garante que você possa se apresentar de uma maneira boa a clientes em potencial. Os clientes podem ver seu portfólio em uma plataforma como essa e ver dessa maneira imediatamente qual estilo ou freelancer estão lidando. Assim, eles podem basear a escolha muito mais nos itens e experiências do portfólio, em vez de apenas olhar para as cotações emitidas.
Por: Ilse van der Meulen Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi
Quer receber diariamente novos projetos na sua área? Inscreva-se aqui gratuitamente.