3 formas de obter mais clientes a partir do seu perfil do LinkedIn
Certifique-se de que o seu título tem um início poderoso
Por que é que o início do seu título - aquele pedaço de texto abaixo do seu título - é importante?
Lógico: é a primeira e única coisa, para além do seu nome e da sua publicação, que as pessoas vêem de si quando estão a percorrer a página inicial do LinkedIn. Para ser um pouco mais específico: Os visitantes do LinkedIn normalmente só conseguem ver as primeiras três a sete palavras do seu título. Isto depende do comprimento das palavras e do tamanho do ecrã (telemóvel, tablet, computador portátil...). É importante porque determina se alguém é acionado ou não, se clica ou não, se faz uma pausa enquanto percorre o ecrã ou não... O início do título da maioria dos empresários é um título seco como "designer gráfico freelancer" ou algo que (quase) ninguém entende. Pense num título que comece com "marcador de reuniões" ou "conetor". No primeiro caso, não terá ninguém consigo porque o início do seu título soa pouco inspirado e aborrecido. No segundo caso, cria confusão porque as pessoas não fazem ideia do que se trata.
Então, o que é melhor escrever aqui?
Algumas dicas:
- Seja original. Por exemplo, utilize um smiley fora do padrão durante ou antes das primeiras palavras, utilize palavras poderosas como "boost", "claim", "banging", "wow"... Desta forma, vai garantir que se destaca. Mas tenha cuidado, utilize palavras que se adequem a si, caso contrário, atrairá o público errado. - Seja claro e inclua o que faz nas primeiras palavras. Pode ser um título ou um slogan. Um bom exemplo é algo como "Eu ajudo-o, treinador ambicioso, a obter uma fila de clientes".
- Incorpore palavras-chave. Estas são palavras que têm um elevado volume de pesquisa no LinkedIn. Digamos que ajuda os formadores a obter mais clientes, como no exemplo acima, pode incorporar palavras como "clientes", "empresa", "negócio" ou "formador".
Indique o seu grupo-alvo
Para quem prefere trabalhar? E não, estas não são necessariamente as pessoas que costuma ajudar. São os clientes que quer atrair.
Por isso, a descrição de um público-alvo nem sempre coincide com os seus clientes actuais. Ao contrário do que muitos freelancers novatos pensam, isto garante mais clientes, não menos. Porque se alguém se reconhecer nesta descrição, é mais provável que o contacte a si e não ao seu concorrente que não tem um cliente ideal ou que tem um cliente ideal totalmente diferente. Este é um princípio de marketing bem conhecido. Então, quem são eles e como descrever o seu público-alvo, pode estar a perguntar-se agora. Pode descobrir isso de várias formas. Pode fazer um estudo de mercado, descobrir as características comuns a todos os clientes com quem gostou de trabalhar no passado e ter em conta os seus objectivos de vendas. Para fazer este exercício corretamente e comercializar-se como freelancer desta forma, o melhor é contratar um business coach. Este pode guiá-lo passo a passo ao longo deste processo. Se tem uma ideia clara do seu grupo-alvo, certifique-se de que este é mencionado no seu perfil do LinkedIn. Inclua esta descrição no título, no banner e na secção "Sobre", por exemplo. É uma boa ideia nomear o seu grupo-alvo pelo menos duas vezes. Porque sabe que nem toda a gente vai ler todo o conteúdo do seu perfil. Por isso, é bom mencionar o seu público-alvo em vários sítios.
Mencione os seus dados de contacto
Se alguém não puder fazer imediatamente
Incluir os seus dados de contato
Se alguém não puder clicar imediatamente no seu sítio Web, ou não vir o seu número de telefone ou endereço de correio eletrónico, é lógico que essa pessoa não o contactará. Isto pode parecer muito óbvio, mas muitos freelancers não o fazem.
Certifique-se de que adiciona os seus dados de contacto, ou seja, o seu sítio Web, endereço de correio eletrónico e número de telefone, em "informações de contacto" no topo. Desta forma, alguém que apenas veja a parte superior do seu perfil pode clicar imediatamente e contactá-lo.
Além disso, pode incorporar estas informações na sua secção "Sobre" e numa publicação, artigo ou hiperligação que coloque na sua secção de destaque. Se tiver uma ferramenta de reserva para apresentações, não se esqueça de a adicionar também, por exemplo, na sua secção sobre e/ou na sua secção em destaque.
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi – Freelancer do Freelancer.com.br
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