As frustrações de um freelancer

Publicado em 2 Janeiro 2020

Depois da primeira vez como freelancer, olho para trás com um sentimento positivo. Os clientes estão satisfeitos e você não tem liberdade se tiver um freelancer em qualquer outro lugar. Como carreira, eu realmente não gostaria de mais nada.

No entanto, às vezes há frustrações que você só tem como trabalhador independente. Não me importo com administração, como fazer cotações, faturamento e declaração de impostos. Para mim, isso significa apenas que estou indo bem e tenho ou recebo tarefas. A única coisa que realmente me frustra são os clientes que ignoram as condições de pagamento. Enviar lembretes e lembretes definitivamente não é minha atividade favorita.

Promessas sem pagamento

Há algumas semanas estou lidando com um cliente não pagador. Tudo começou tão positivamente. Esta foi a terceira vez que eu estava negociando com esta empresa. Nas duas primeiras vezes, o pedido foi pago sem problemas dentro do período de pagamento. Portanto, não havia razão para pensar que desta vez seria tão diferente. A terceira tarefa freelance foi uma tradução abrangente para inglês e alemão. Em suma, também uma fatura alta. Eu estava no exterior quando a data da fatura expirou e, portanto, não percebi imediatamente que o período de pagamento havia sido excedido.

Quando cheguei em casa, observei os pagamentos e fiquei chocado ao ver que a fatura em questão não havia sido paga. Enviei imediatamente um lembrete por e-mail à empresa e à minha pessoa de contato lá. Eu sempre envio esses tipos de e-mails com aviso de entrega, confirmação de recebimento e com um Cco para o meu endereço de e-mail particular, para que eu saiba o status das mensagens. Não houve resposta imediata. Somente após cinco dias recebi um e-mail informando que era um erro e que o pagamento seria feito imediatamente. Na semana seguinte, não recebi nenhum pagamento. Mais uma vez enviou um e-mail, novamente após alguns dias uma mensagem de desculpas e, infelizmente, ainda sem pagamento.

Dicas para atrasos de pagamento

O que você pode fazer se seu cliente não pagar a tempo?

- Envie um lembrete. A maioria dos programas de cobrança também oferece a opção de enviar lembretes.

- Não há pagamento? Envie um e-mail solicitando esclarecimentos de maneira positiva.

- Faça um esforço consciente para arquivar.

- Procure um parceiro de coleta confiável.

Fazer construção de arquivo

A criação de arquivos é muito importante em uma situação como esta. Procure toda a documentação e comunicação sobre essa tarefa e salve tudo para poder obter as informações necessárias posteriormente, se necessário. Obviamente, você pode criar um arquivo on-line de uma maneira muito prática. Além disso, também é aconselhável imprimir tudo e mantê-lo em uma pasta, caso o seu PC ou laptop falhe. Colete conscientemente o máximo de informações possível sobre a empresa. Você não recebe uma resposta para e-mails e / ou lembretes? Dê uma olhada nas mídias sociais para ver se há atualizações e atividades. Se houver atividade nas mídias sociais, significa que alguém está presente na empresa que também pode responder e-mails. Crie telas de impressão de tudo o que encontrar e adicione-as ao seu arquivo. Mais tarde, isso pode ser muito útil e especialmente essencial.

Encontre um parceiro de coleta confiável

Três semanas se passaram e eu ainda enviei e-mails e solicitei esclarecimentos sem receber resposta da empresa em questão. Minha confiança em um final feliz logo desapareceu, eu não me sentia mais bem com isso. As frustrações prevaleceram, tive um nó no estômago por dias e tudo isso teve um impacto negativo no meu trabalho. Por esse motivo, comecei a procurar várias opções para entregar a reivindicação. As empresas de cobrança de dívidas têm vários métodos e é muito pessoal o que combina com você como freelancer. Existem várias organizações que trabalham sem cura - sem remuneração e onde você tem todas as etapas de todo o processo em suas próprias mãos. Outras empresas assumem todo o processo, incluindo o processo legal. Mesmo que você não apresente sua reivindicação diretamente, ela ainda lhe dá uma sensação de paz que você sabe para quem pode ir caso precise.

Felizmente, encontrei um parceiro de cobrança confiável onde enviei a reivindicação. Desde então, me acalmei, posso me concentrar novamente e ainda tenho fé em um resultado positivo. Possivelmente será continuado ...

Por: Loes Orru-Provoost | http://talenvertalen.nl

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital do freelancer.com.br

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