Oops, você fez algo que decepcionou o seu cliente. o que agora?

Publicado em 13 Agosto 2019

Às vezes, como freelancer, você quer um pouco demais ao coletar trabalhos freelance. Se você administra seu próprio negócio, sabe exatamente o que está fazendo em 80% e, para os outros 20%, finge que sabe disso. Você assume tarefas das quais não tem certeza se consegue concluí-las. Você estima uma tarefa com muita facilidade. Ou você vai descobrir que você tem que passar por treinamento adicional para alcançar o resultado desejado do cliente. E então o cliente paga o preço ...

Vários exemplos que soam familiares para você como freelancer. Felizmente somos todos humanos e todas as vezes cometemos erros (que são muito instrutivos no futuro). Mas como você resolve corretamente os "erros"?

1. Admita

Nem sempre pode correr bem. Como freelancer, você continua a se desenvolver e aprende coisas novas todos os dias. Por causa disso, você pode ter problemas com os clientes. Mas estamos maduros o suficiente para lidar com isso de uma maneira boa. Para começar com desculpas. Então, certifique-se de fazer tudo para acertar. Os clientes não terão utilidade se você tentar disfarçar as coisas ou se agir como se nada estivesse errado. Seja honesto e conte o que está acontecendo. Não é um bom trabalho, mas garante o entendimento do seu cliente.

2. Definina limites

Não tome muito feno no seu garfo aceitando tarefas que você não tem certeza sobre si mesmo. Porque há uma grande diferença entre aprender algo novo em seu próprio campo do que mergulhar em algo sem saber nadar.

Exemplo: Suponha que você tenha adquirido muita experiência como desenvolvedor freelancer com o WordPress, mas nunca tenha trabalhado com um determinado plugin antes. Então é muito fácil descobrir fazendo alguma pesquisa ou apenas checando com colegas ou conhecidos no campo. Você pode, portanto, oferecer esse serviço facilmente aos clientes porque não leva muito tempo para se aprofundar nele.

MAS! A sua especialidade é projetar páginas de blog e você não sabe a diferença entre o Blogger e o WordPress? Não ofereça o cliente para desenvolver uma página do WordPress. Há uma enorme diferença em ambos os programas, embora pareça o mesmo à primeira vista! Então, diga honestamente quais são os seus limites e não aceite tarefas que estejam completamente fora de sua zona de conforto.

3. Defina isso diretamente

Esta é, naturalmente, a coisa mais importante e, desta forma, você mantém o cliente feliz apesar do problema. Às vezes, isso significa que, se você acertar, terá que oferecer extras para fechá-lo adequadamente ou fazer mais trabalhos do que os previamente acordados. Isso faz parte do negócio e, finalmente, você quer o melhor para o seu cliente.

Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Mkt Digital e Conteúdo

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