Uma das grandes vantagens de trabalhar por conta própria é que você pode trabalhar a qualquer hora do dia. Você não precisa chegar ao escritório às 9h da manhã. Em vez disso, você pode rolar para fora da cama quando quiser. Você então assiste rapidamente ao episódio final de uma série da Netflix e começa.
Parece ideal, mas, na realidade, não é uma boa prática começar o seu dia assim. Definir "horário comercial" pode parecer um obstáculo, mas garante que você administre seu próprio negócio muito melhor e mais facilmente.
1. Você comunica sua disponibilidade durante o horário comercial
Imagine que você deseja começar o dia com o delicioso café do seu café favorito. Você está vestido, ande de bicicleta e, para sua grande surpresa, eles estão fechados. Nenhuma nota na porta, eles são simplesmente fechados no meio do dia, enquanto normalmente não é esse o caso. Os horários de abertura são esporádicos. Agora que você sabe disso, voltaria a tomar café lá? Apenas talvez. Não é frustrante que eles estejam fechados toda vez? Certamente!
Se você trabalha em horários estranhos e envia e-mails às 2h, verifique se seus clientes pensam que você está sempre disponível. Sem determinar o horário de expediente, os clientes não sabem quanto tempo precisam esperar para receber uma resposta sua ou quando é conveniente ligar. Isso pode resultar em ligações telefônicas dos clientes no domingo de manhã, se você ainda estiver na cama ou eles esperarem que você responda e-mails na sexta-feira à noite enquanto toma uma bebida com os amigos. Não é uma boa ideia.
É claro que é bom se você trabalhar em tarefas independentes à noite ou no fim de semana, desde que defina horário fixo de expediente para seus clientes e permaneça consistente. Permanecer consistente é muito importante. Se um cliente tiver problemas com o site dela e souber que você estará disponível dentro de duas horas, ele também saberá quanto tempo terá que esperar antes de ler sua mensagem. Portanto, se for o contrário, o cliente tem problemas com o site, mas não tem ideia de quando você está trabalhando, fará tudo para entrar em contato com você. Resultando em telefonemas e WhatsApps que podem não funcionar para você no momento.
Portanto, informe aos clientes quando você está disponível e quando não.
2. O horário de expediente informa quando você precisa trabalhar
Se você estiver jantando fora com um amigo e se ignorar ignorando a pessoa com quem está verificando seus e-mails, deverá parar. Se você se mexer em sites como Instagram e Facebook, em vez de executar a tarefa para seu cliente, também deve parar. Portanto, não há cochilos de três horas quando você realmente precisa trabalhar e deixa seu e-mail como é quando sai com os amigos.
Como empresário independente, você quase sempre pensa no seu próprio negócio. Você sempre pensa no que deve fazer pelos seus negócios naquele momento. Um designer gráfico pensa nesse único logotipo e um profissional de marketing está pensando em uma nova campanha. Seja rigoroso consigo mesmo sobre as horas em que trabalha e o que não trabalha. Isso garante que você também possa levar uma vida paralela ao seu trabalho.
Se você tiver uma idéia brilhante fora do horário de trabalho, anote-a e volte mais tarde.
3. O horário comercial torna você muito mais produtivo
Se não houver um horário de término no dia de trabalho, é muito fácil verificar sua conta do Facebook e Instagram, assistir a uma série da Netflix ou se distrair de outra maneira. Torna-se cada vez mais difícil continuar com o projeto.
Se você fizer um cronograma apertado, terá mais foco e fará muito mais trabalho. O prazo final do dia de trabalho mantém você motivado a alcançar muito mais.
Você sabe que é muito mais produtivo em determinados momentos do dia? Planeje seu dia dessa maneira. Você tem muita energia pela manhã e é uma pessoa real da manhã? Em seguida, planeje seu projeto para a manhã e depois planeje algumas tarefas que exijam menos foco antes da tarde.
Por: Ilse van der Meulenz
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital/ Conteudo- freelancer.com