A resposta a esta pergunta é realmente simples; uma boa rede de contatos é fundamental para profissionais independentes, porque é aqui que você realiza a maior parte de suas atribuições. Mas o que exatamente é uma rede eficaz e o que você pode obter com ela?
Como uma rede é construída?
Uma rede é composta por diferentes camadas. Nem é preciso dizer, mas apenas por uma questão de integridade: a primeira camada contém seus contatos diretos, a segunda camada contém as conexões desses contatos e a terceira camada consiste nas conexões da segunda camada. Visto desta forma, você rapidamente tem algumas conexões. Parece óbvio que você obtém a maioria das atribuições da primeira camada de seus contatos. Afinal, essas pessoas são as mais próximas. Na prática, nem sempre parece ser o caso. Às vezes, a conexão certa para você está precisamente na terceira camada. É uma pena que esta camada seja tão difícil de alcançar. Freelancer.nl, portanto, também deseja fornecer informações sobre essa camada da rede de empresários. Em nossa plataforma, toda a sua rede é claramente exibida em uma página. Assim, você não precisa ir muito fundo para encontrar um cliente adequado, mas veja quais opções existem para você. E como no Freelancer.nl o foco está na qualidade da sua rede, ela será menor, mas oferecerá mais opções.
Ativo e passivo
Uma rede eficaz é uma rede ativa. Isso significa que você realmente tem contato com as pessoas e mantém isso com certa regularidade. Sua rede passiva inclui as pessoas com quem você trocou cartões de visita, sem nunca fazer nada com elas novamente. Mas os contatos que já fazem parte da sua rede ativa por um tempo também podem acabar na sua rede passiva. Felizmente, não é difícil reativar os contatos passivos. Você pode, é claro, enviar uma mensagem novamente ou talvez se encontrar para tomar um café. Nenhuma ciência de foguetes necessária aqui.
Competir ou cooperar?
Uma boa rede não consiste apenas em clientes potenciais, mas também em outros profissionais. Podem ser profissionais da sua área, bem como profissionais com diferentes especialidades. Você pode estar inclinado a ver essas pessoas como concorrentes, mas essa é a abordagem errada. Também se aplica a empreendedores independentes, juntos vocês alcançam mais do que sozinhos. Por exemplo, outros profissionais podem recomendar clientes a você se eles receberem uma tarefa que não depende inteiramente deles. Outra vantagem: vocês podem trabalhar juntos e assumir atribuições grandes demais para você mesmo. Afinal, o fato de você ser autônomo não significa que tenha de fazer tudo sozinho. É bom ter pessoas com quem você pode treinar e a quem você pode pedir conselhos. Também é importante sempre ter um olhar crítico para as pessoas com quem você trabalha ou para quem você indica um cliente. Se outra pessoa fugir do limite, o cliente também não agradecerá por isso. É uma pena que a sua boa reputação seja prejudicada por isso.
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital e de Conteudo Freelancer!