Voltar

Melhor localização on-line? freelancer, escolha um nicho!

Por coincidência, visitei recentemente o site Mijndomein. Nessa página inicial, há um contador que mostra quantos novos domínios foram reivindicados nas últimas 24 horas. Dado o lugar na página em que o contador está, os "provedores de domínio" têm orgulho do resultado e, com razão, o contador estava acima de 300! Para os estatísticos, era uma quarta-feira normal.

Embora eu também entenda que nem todos os domínios recebem uma interpretação específica, podemos concluir com segurança que claramente temos muito a nos reportar na rede. A oferta é esmagadora.

Como você se destaca como freelancer entre esse grande número de fornecedores?

Não é fácil se destacar na multidão. Como freelancer, você deve desenvolver uma fórmula que ainda se destaque para obter o seu produto ou serviço "na imagem".

A dica de ouro para isso: escolha um nicho.

Você sabe, um grupo de pessoas que conversam entre si e na verdade ninguém realmente se entende. Os maiores gritos recebem mais atenção, mas eles também têm algo a dizer? Nem sempre é esse o caso.

Isso também é claramente visível online. Em muitos setores, as maiores empresas são as mais rápidas no mecanismo de busca. Freqüentemente, essas empresas têm um orçamento muito maior para gastar do que o pequeno freelancer, que produz o "efeito Calimero" (elas são grandes e eu sou pequena). Os grandes fornecedores sempre ficam lá, mas você precisa encontrar uma maneira de o consumidor escolher você para atender às necessidades.

Quem não é grande deve ser inteligente, o Google ajuda você com isso.

Como diz o ditado, o freelancer deve ser inteligente.

Você faz isso concentrando-se em um nicho.

Um nicho é um segmento específico no mercado, um produto ou serviço específico, um grupo-alvo específico ou um local específico.

As grandes empresas atendem a todas as necessidades dos consumidores ou a campanha massiva deixa espaço para as necessidades do grupo-alvo? Geralmente, esse é o caso, mas você precisará investir tempo em pesquisa de mercado para descobrir onde está o espaço.

Beneficie-se da facilidade de uso do Google.

É aconselhável otimizar seu site (página) exatamente para a demanda do consumidor. Você pode tirar proveito dos recursos cada vez mais fáceis de usar do Google.

O Google faz todos os esforços para oferecer ao consumidor o melhor serviço possível e que pode ser jogado em suas mãos, desde que você faça uso dele! O Google está cada vez mais tentando ajustar os resultados da pesquisa à demanda do consumidor. Por exemplo, a localização do consumidor e seu histórico de pesquisa são analisados. Atualmente, os consumidores inserem várias palavras-chave no filtro com a pergunta, as palavras-chave de cauda longa. Isso permite que você direcione um nicho para esse segmento específico no mercado.

Um exemplo do porquê você pode se concentrar em um nicho.

Claro que existem vários exemplos em todos os ramos, mas vou escolher um que seja reconhecível:

Um consumidor está com dor de garganta e decide pesquisar na Internet uma solução ou um bom remédio. O Google é consultado com a pergunta: "O que posso fazer contra o início de dor de garganta". Alguém que não tem conhecimento deste assunto não procurará imediatamente o medicamento Trachitol. Você sabia que o chá de camomila também pode funcionar bem contra essa doença? Você descobrirá se consultar o mecanismo de pesquisa. Gapertje ou raspador? Imagine que você tem uma loja on-line com itens de farmácia. Você chama sua loja virtual "Het Gapertje". Haveria mais clientes se você se concentrar apenas em itens de farmácia ou você terá mais clientes se também vender itens de cozinha ou roupas? Se você vai vender itens que não fazem parte do comércio, esse é certamente um grande risco. Isso é realmente apenas para as maiores empresas e é menos interessante para o freelancer. O consumidor avaliará você rapidamente como "um profissional". Então o "Gapertje" rapidamente se torna um "Scraper" e você é levado menos a sério. Nesse contexto, o ditado "sapateiro continue lendo" certamente se aplica.

A melhor opção aqui é empacotar seus itens de farmácia, mesmo em um nicho. Isso poderia ser homeopatia neste exemplo. Existe um grupo-alvo específico para isso, o que não faz você feliz com o Trachitol. Para o início da dor de garganta, você venderá nisileno. Se você se concentrar apenas no seu nicho, será visto como o ponto em que o consumidor deve estar para isso, neste caso, a gama de produtos para o lar.

Seu nicho USP. Menos concorrência, demanda direcionada.

É claro que há menos demanda, mas há uma demanda mais direcionada de consumidores interessados em sua gama de produtos específica. Você obtém um crescimento mais direcionado do cliente que, em muitos casos, são abordados por muito menos concorrência. Isso geralmente funciona bem no final da linha!

Se você otimizar seu site para "produtos farmacêuticos homeopáticos", isso resultará em leads muito mais direcionados do que uma página de site com "produtos farmacêuticos". Você pode dar um passo adiante otimizando seu site para a palavra "medicamento homeopático" ou "medicamento homeopático para dor de garganta de início precoce".

Claro que você não está lá então. Você precisará otimizar ainda mais o site com conteúdo útil e confiável (para criar um status de autoridade), dar suporte ao site com mídias sociais e existem várias opções para agradar o Google. Com essa etapa de nicho, você exclui alguma concorrência e se concentra melhor na consulta de pesquisa do consumidor. Você faz isso concentrando-se em seus USPs, seus pontos de venda exclusivos.

A incipiente dor de garganta é apenas um exemplo. O que eu escrevi sobre isso, a propósito, é verdade, eu tenho esse conhecimento com o treinamento para o meu diploma de farmácia.

Em relação à otimização, você pode aplicar isso a qualquer produto ou serviço. Se você é um construtor de sites, pode se concentrar na especialização na criação de sites do Wordpress. Se você é fotógrafo, pode se concentrar na especialização em fotografia de casamento e assim por diante.

Você só pode tomar a melhor decisão nessa escolha! Faça o que você é bom e se especialize em um nicho!

Por: Rob van Wijk http://www.succesmetjezaak.nl/

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital do freelancer.com.br

Respostas

Categorias de freelancers

Animadores 2D Animadores 3D Designers 3D Escritores acadêmicos Contadores Funcionários administrativos Adobe Indesign Adobe Photoshop Consultores de anúncios Desenvolvedores Ajax Desenvolvedores Android Animadores Desenvolvedores de API Desenvolvedores ASP.NET Assistente de contabilidade Profissionais de marketing B2B Contadores Designers de bootstrap Analistas de negócios Desenvolvedores C# Gestores de conteúdo Escritores de conteúdo Redatores Escritores criativos Consultores de CRM Desenvolvedores CSS Designers Desenvolvedores Tradutores de alemão Tradutores de inglês Especialistas em Excel Flash designers Editores de fotos Tradutores de francês Desenvolvedores full stack Escritores-fantasma Especialistas em Google AdWords Consultores do Google Analytics Design gráfico Desenvolvedores HTML Ilustração Especialistas em ilustração Consultores de marketing de internet Desenvolvedores iOS Desenvolvedores Java Jornalistas Desenvolvedores jQuery Especialista em geração de leads Linkbuilders Recrutadores do LinkedIn Design de logotipos Pesquisadores de mercado Estrategistas de marca Desenvolvedores .NET Desenvolvedores Objective-C Profissionais de marketing on-line Especialistas On Page Desenvolvedores PHP Produtores de PowerPoint Gerentes de projetos Desenvolvedores Python Consultores de vendas Escritores Assistentes Scrum Especialista em SEA Especialistas em SEO Designers do Sharepoint Especialistas em mídias sociais Especialistas em planilhas Desenvolvedores SQL Analistas estatísticos Dubladores Escritores técnicos Redatores Tradutores Designers de UI Designers de UX Editores de vídeos Criadores de vídeo Web designers Especialistas em Word Desenvolvedores Wordpress Escritores de negócios
Falha na operação!
Por favor, tente novamente mais tarde. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte.
Usamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência. Ao continuar a navegar em nosso site, você aceita nossa política de cookies.
Saiba mais