Você é uma das mais de 590 milhões de pessoas com uma conta no LinkedIn? Então a próxima pergunta é: o que isso realmente te beneficia como profissional? Hoje em dia é quase uma necessidade criar um perfil nesta plataforma de negócios. Sem um perfil no LinkedIn, você parece perder muitas oportunidades. Na prática, isso não é tão ruim. Na verdade, há maneiras muito melhores de profissionais autônomos conseguirem atribuições do que por meio do LinkedIn. Portanto, vamos dar uma olhada crítica na plataforma amplamente usada.
Rede inútil
É muito fácil no LinkedIn construir uma grande rede em nenhum momento. E quanto mais conexões você tem, mais interessante você fica, certo? Na verdade não. Porque não importa o tamanho da sua rede, se você não estiver conectado às pessoas certas, isso não o ajudará. Como profissional, você precisa de uma rede de clientes potenciais. Pessoas que sabem exatamente o que você tem a oferecer. Isso requer mais do que apenas adicionar alguém como uma conexão. Você quer se destacar de todos os outros profissionais. Isso é quase impossível no labirinto de redes do LinkedIn. Uma rede eficaz é composta por clientes e profissionais que sabem quem você é e que valor agregado pode oferecer. Então, você quer se concentrar na qualidade, ao invés da quantidade. Mas o LinkedIn é principalmente sobre o último.
Recrutadores e outras solicitações indesejadas
O LinkedIn está repleto de recrutadores. Por si só lógico, é uma pena que seja de tão pouca utilidade para você. Nove em cada dez vezes, os recrutadores abordam você com tarefas ou atribuições que você não está esperando. Ou tarefas que mal correspondem à sua especialidade. Muitas vezes você se pergunta se alguém assim reservou um tempo para ver o seu perfil. E, claro, há as solicitações de conexão de pessoas que você não conhece. A chance de que eles tenham uma boa tarefa reservada para você é, obviamente, insignificante. O LinkedIn não tem como objetivo específico colocar clientes e profissionais em contato. Para isso, é melhor você ir a uma plataforma destinada a isso. No Freelancer.nl, garantimos que você tenha um contato preciso com os clientes que são do seu interesse. Você não pode ser abordado de forma inadequada, porque os clientes só verão seu perfil se você realmente demonstrar interesse em uma tarefa.
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital e de Conteudo Freelancer!