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Ligar? Vou aplicar por um tempo

Recentemente, perguntei a um colega se ele já havia feito contato para obter uma resposta para uma pergunta do nosso projeto. "Enviei um email e depois um aplicativo Whats, mas não obtive resposta", disseram-me. "Então por que você não liga?", Perguntei. “Ligando? Na verdade, eu nunca ligo. Olhei para ele, um pouco confusa. "O que há de tão ruim em ligar?", Perguntei a ele. Muito mais do que "eu nunca ligo, definitivamente não vou deixar uma mensagem de voz e acho desconfortável ligar", não funcionou.

Tentativa e erro

Os funcionários "mais velhos" (e isso me inclui) estão acostumados a enviar um email se tiverem uma pergunta ou reclamação. Ou eles pegam o telefone e ligam para a central de atendimento, por exemplo. Os funcionários mais jovens não gostam disso. Primeiro eles vão e vêem por si próprios se conseguem resolvê-lo. Chamamos isso de método "tentativa e erro": continue tentando até que seja resolvido. Se isso falhar, eles perguntarão às pessoas em sua área se elas podem ajudar. Somente em casos extremos eles entram em contato com a central de atendimento.

Comunique-se com impacto

Em blogs anteriores, descrevi que, em meu papel como consultor de comunicação freelancer (e construtor de pontes), faço descobertas interessantes e às vezes surpreendentes. Por exemplo, os criadores de sites não percebem que um cliente médio não tem idéia do que está perguntando se precisa de um site. Como já nos comunicamos muito, é muito agradável que essa comunicação tenha algum efeito, ou melhor, tenha um impacto. Como você faz isso se a diferença de experiência é tão grande e as partes não falam o idioma uma da outra?

Iniciar uma conversa

Parece tão simples, mas não é de todo. Nós nos comunicamos sonolentos, mas raramente temos conversas "reais". E isso significa que nos entendemos cada vez menos bem. Se você deseja entrar em contato com clientes (potenciais) como um empreendedor independente, é incrivelmente importante abordá-los da maneira que eles gostam. Você é um empreendedor "jovem" que se comunica principalmente "online"? Lembre-se de que os clientes mais antigos nem sempre gostam disso. Eles preferem uma conversa (pessoal) e podem querer que você ligue para eles! E, ao contrário, como empresário mais velho, é bom perceber que você alcança um grupo-alvo jovem de maneiras diferentes das que costumava fazer há algum tempo. A única maneira de descobrir como você pode se comunicar melhor é conversar.

Use seu SmartPhone

E quanto a esse chamado. Eu não acho que seja um bom desenvolvimento conversarmos cada vez menos "reais" um com o outro. Seja pessoal ou com uma ligação telefônica. Oferece a oportunidade de perguntar um pouco mais - por exemplo, "como vai você?" - e mostrar seu compromisso. Também economiza muito tempo. Você não precisa esperar por uma resposta, pode continuar perguntando se não entende alguma coisa e se não tem "bisbilhoteiros" (todas aquelas pessoas no cc de um email ou participantes no aplicativo de grupo). Finalmente: realmente te faz mais feliz. O contato humano nos dá energia! Portanto, use esse smartphone com mais frequência para o que foi originalmente planejado: ligar!

Por: Elisa Salentijn http://www.es-communicatie.nu

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital do freelancer.com.br

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