Muitas vezes acontece que freelancers, antes de iniciar um novo trabalho não realizar acordo com o cliente. Eles querem que o cliente goste de trabalhar com eles e estão dispostos a dar "tudo". Claro que esta não é a maneira de gerir o seu próprio negócio. Isso não apenas o deixa louco a longo prazo, mas você também ganha menos do que o mínimo e os clientes acham que podem fazer qualquer coisa. As nomeações são, portanto, extremamente importantes. Não tenha medo de colocá-los juntos. Os seguintes 7 compromissos são melhor feitos com antecedência:
1. Tenha um horário certo para se comunicar com seu cliente
Se você não quiser responder aos e-mails dos clientes à noite e aos finais de semana, não faça isso também! Crie uma resposta automática informando que você não está disponível durante os finais de semana e noites e quando você está. Então, os clientes também sabem quando podem esperar uma resposta.
2. De que maneira você quer se comunicar
Alguns clientes gostam de se comunicar por mensagem de texto ou por telefone. Se você preferir manter contato via e-mail, como a maioria dos freelancers, informe-nos imediatamente através de sua resposta automática. Também é uma boa ideia enviar uma mensagem de boas-vindas aos seus clientes em potencial. Por isso fica imediatamente claro quando você está disponível e quando você não está.
3. Dias e horas de trabalho
Se você enviar sua mensagem de boas vindas, certifique-se de que seus dias e horas de trabalho estejam nela e que seu fuso horário seja útil. Os clientes percebem rapidamente que você trabalha de segunda a sexta-feira. Se você não trabalha nas sextas-feiras, por exemplo, não se esqueça de se comunicar!
4. Feedback
Se os longos e-mails intermináveis dos clientes vão aborrecer você, porque não tem valor agregado, faça algo a respeito. Por exemplo, envie a seus clientes um formulário de comentários com algumas dicas que podem ajudar você. Isso deveria ser o suficiente.
5. Prazos para atribuições
Se você não definir prazos para suas tarefas, você não tem idéia de quando pode ser concluído e não pode dar espaço para assumir novas atribuições. Estabeleça prazos, certifique-se de que seus clientes saibam sobre seu prazo e assegure-se de que ele esteja declarado em seu contrato.
6. Trabalho extra não está livre
Se você fizer algo extra em algum momento sem pedir dinheiro, é sempre esperado de você. Se seus clientes pedirem algo extra, informe imediatamente que ele também será mais caro. Mesmo que seja algo pequeno.
7. Nenhum email ou outro trabalho quando você está de férias
Se você gosta de curtir suas férias e não tem vontade de responder a e-mails com seu telefone. Você quer beber coquetéis, tomar sol e ler um bom livro. Basta informar seus clientes de quando e quando você está de férias e quando inicia a tarefa. Deixe claro que você não está disponível durante as suas férias. Em seguida, coloque todo o seu trabalho em pausa e divirta-se!
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi
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