"E como isso funciona? Você já tem muitas atribuições freelancer? "A sentença de abertura padrão nas primeiras semanas como freelancer. Interesse sincero, claro, mas apenas uma verificação da realidade: não, não é assim. Claro que há um número de tarefas e eu envio citações com a regularidade do relógio, mas - me contradiga se não for - se você ficar em pé por menos de um ano, nem tudo corre bem. Só no start-up, é preciso muito. Afinal de contas, como freelancer, você é um especialista em todos os negócios.
Bom conselho (pretendido)
Antes de decidir trabalhar como freelancer em tempo integral, falei com muitas pessoas. De empresas de consultoria e outros trabalhadores independentes para bancos e contadores. Todos eles, é claro, dão seus melhores conselhos e eu aprecio isso enormemente. A internet também oferece uma riqueza de informações e se você é como eu (eu queria descobrir tudo sozinho), é claro que é um bônus. Mas a melhor dica continua: levar ajuda e conselhos , como freelancer, você precisa estar ciente de tudo: registro, declaração de imposto de renda, nota fiscal o que deve ou não estar em uma fatura e o número de horas trabalhadas? É preciso procurar e pedir ajuda nesses fatores!
Mais rápido que seus concorrentes
O que é verdade: certifique-se de ter uma pequena reserva. Dinheiro, quero dizer então. No começo, você ainda paga muito do seu próprio bolso. Porque você não encontra imediatamente atribuições. Ou pegue. Ou porque os clientes não pagam (no prazo). Além disso, sua vida também vem. Comida e um teto sobre sua cabeça custam dinheiro. Punhado de dinheiro. Essa percepção é tão difícil quando nada entra.Então você responde a todos os ping do seu smartphone. Lógico, na verdade, porque como freelancer você está quase sempre ocupado com o seu trabalho. E agora diga por si mesmo: por que você é um freelancer? Porque você não quer um trabalho de 9 a 18h, não é?
Vida de luxo
"Mas qual é a melhor parte do seu trabalho?" Outra pergunta padrão, geralmente feita por pessoas com emprego remunerado. E acho isso muito difícil porque não há uma vantagem. Existem muitos deles. Embora haja uma que eu atribuo grande importância a: flexibilidade. No emprego remunerado, você é escravo do ritmo de trabalho imposto a você: muitas vezes você está no escritório das 8h30 às 17h. Você deve ser produtivo durante essas horas, em casa você pode ter o o luxo de fazer compras durante o dia num supermercado quase vazio ou sente-se no cabeleireiro quando todos estão trabalhando. Você é seu próprio patrão, talvez o mais duro e rigoroso que já tive, mas decido por mim em que horas trabalho num projeto - às vezes de pijama.
Por: Birgit Roosen www.maatadvies.nl
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi -Freelancer.br/ Mkt Digital
Quer receber diariamente novos projetos na sua área? Inscreva-se aqui gratuitamente.