Voltar

Eu dobrei minha taxa como freelancer. O que aconteceu?

Muitos freelancers ganham muito pouco. E vejo que muitas vezes acham difícil mudar isso. Comentários como "Se eu aumentar o meu preço, há 10 outros para mim", ouço com muita regularidade. No entanto, acho que é possível: aumentar consideravelmente seus preços como freelancer. Na verdade, acho que é muito sensato fazer isso em muitos casos. Para ambas as partes. Eu fui assim mesmo. Neste artigo você pode ler o que aconteceu quando eu dobrei meus preços e como você pode lidar com isso, se você também quer ser bem pago pelo trabalho que você faz.

Pedir um preço baixo - custa muito.

Quando eu comecei como freelancer, aceitei todas as tarefas para uma piada. Pedindo um preço baixo, que custa muito, aprendi rapidamente.

Eu me senti como um escravo. Não apreciado. Os clientes esqueceram compromissos, não levaram minhas recomendações ou idéias a sério. Eles se inclinaram para trás. Você vai consertar isso por um momento, Anne? Como se fosse o meu problema.

Senti frustração: achei que você tinha feito um bom negócio e ainda não é bom. Como resultado, senti menos e menos motivação para fazer o meu melhor. Fazendo os resultados ok, ou assim, mas não excepcional. Enquanto eu sabia que muito mais era possível. No final, decidi que uma mudança era necessária e aumentei meus preços drasticamente.

O que aconteceu ?

De fato, perdi vários clientes freelancers. E eu ainda estou muito feliz com isso. Por quê? Foram os clientes com os quais eu não estava tão feliz de qualquer maneira. Eles queriam estar no primeiro posto por um centavo. Não estamos realmente comprometidos em buscar os melhores resultados. Coloque a responsabilidade fora de si. Eu disse adeus no amor ;-)

Mas algo mais aconteceu. Algo que é realmente muito mais interessante.

Quando o preço subiu, decidi que queria aprender a vender melhor. Eu investi em um treinamento e imediatamente me levei mais a sério. Isso mudou muito. Porque quando eu invisto em mim mesmo, faz sentido que os outros façam o mesmo por mim. Quando os primeiros clientes disseram sim à minha oferta mais cara, senti uma enorme motivação para entregar mais e dar o melhor de mim. Os clientes levaram minha experiência muito mais a sério: o preço que pagaram garantiu que eles tinham compromisso e também fizeram um esforço para tornar a colaboração um sucesso. Como resultado, alcançamos melhores resultados juntos e ambos ficamos mais entusiasmados. Foi (é) uma situação ganha-ganha.

A conclusão que fiz na época: o preço raramente é o problema. Estar convencido do valor, ter fé em você (e em si mesmo, e que o resultado é possível para eles), é disso que se trata.

Mas como você efetivamente aumenta sua taxa como freelancer?

1. Construa seu status de especialista e forneça provas

Comece reivindicando um domínio específico: um nicho. Você não pode servir a todos! Se você sofre do seu coração, você não quer que o médico opere em você, mas um cardiologista especializado. O especialismo inspira confiança - o que é necessário para investir. Você cria status de especialista: compartilhando idéias e conhecimentos incondicionalmente valiosos, sendo altamente visível, deixando claro "em que você é especialista" e demonstrando isso: com evidências convincentes. Você pode coletar isso fazendo pilotos com clientes.

2. Deixe claro o que seu serviço realmente oferece

Muitos autônomos e freelancers falam sobre o como, em vez do porquê. Mas para um cliente, o processo não é tão interessante. Se o seu cliente diz que sim depende de 90% do resultado que você oferece - e apenas 10% de como você entrega isso. Portanto, fique bem claro sobre o resultado. Torne-a concreta, específica, urgente, atraente e coloque-a no centro de toda a sua comunicação.

3. Trabalhe com sua própria oferta

Resumir sua solução em seu próprio método e oferta, que oferece uma solução para um problema urgente e específico que seu cliente possui. Isso justifica um preço diferente: um cliente agora compra um produto concreto com um resultado claro e atraente. Isso realmente cria um serviço diferente. Portanto, não é o caso de você duplicar exatamente o mesmo produto no preço. Contanto que você "venda horas soltas ou tempo sem resultados concretos", isso não aumenta a urgência. E talvez ainda mais importante: a taxa horária é o único material de comparação. Essa é a receita para um círculo vicioso em que os freelancers puxam os preços e o valor dos outros.

4. Certifique-se de ter um conceito único que não possa ser comparado a outros provedores

Ter um conceito próprio, reivindicando uma posição única: é isso que faz com que os clientes estejam dispostos a investir. Porque se você fizer o que todo mundo faz, então o preço é rapidamente o critério ium. Mas se você faz algo especial, faz algo que ninguém mais pode, promete (e entrega) que ninguém mais faz, produz um resultado que ninguém mais entrega, então você se torna interessante. Portanto, verifique se você tem um conceito de negócio exclusivo. Que histórico você tem, tanto privado quanto comercial, que pode usar em sua empresa? Você tem uma experiência especial, uma visão única das coisas? Algo que faz você fazer diferente? Às vezes é algo muito pequeno ou uma combinação de coisas. Olhe para o triângulo "perfil do cliente, problema do cliente e o resultado que você oferece". Quanto mais específico você está aqui, mais atraente. Certifique-se de se concentrar em um problema urgente para o seu cliente e certifique-se de prometer um resultado que seja grande, específico e desafiador. Claro que você pode fazer isso acontecer. Procure por uma perspectiva interessante para o seu conceito de negócio. Por exemplo, aumentando ou acelerando o resultado, tornando-o muito específico, etc.?

Trabalhe em suas habilidades comerciais e empreendedoras Se você continuar fazendo o que fez, terá o que tem. Se você quiser mudar isso, primeiro isso requer um passo de você. Invista em si mesmo: no tempo, energia e dinheiro. Se você investir em si mesmo, os outros farão isso em você.

Por: Anne Quaars, coach de negócios de branding.

Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital/ Conteudo- freelancer.com

Respostas

Categorias de freelancers

Animadores 2D Animadores 3D Designers 3D Escritores acadêmicos Contadores Funcionários administrativos Adobe Indesign Adobe Photoshop Consultores de anúncios Desenvolvedores Ajax Desenvolvedores Android Animadores Desenvolvedores de API Desenvolvedores ASP.NET Assistente de contabilidade Profissionais de marketing B2B Contadores Designers de bootstrap Analistas de negócios Desenvolvedores C# Gestores de conteúdo Escritores de conteúdo Redatores Escritores criativos Consultores de CRM Desenvolvedores CSS Designers Desenvolvedores Tradutores de alemão Tradutores de inglês Especialistas em Excel Flash designers Editores de fotos Tradutores de francês Desenvolvedores full stack Escritores-fantasma Especialistas em Google AdWords Consultores do Google Analytics Design gráfico Desenvolvedores HTML Ilustração Especialistas em ilustração Consultores de marketing de internet Desenvolvedores iOS Desenvolvedores Java Jornalistas Desenvolvedores jQuery Especialista em geração de leads Linkbuilders Recrutadores do LinkedIn Design de logotipos Pesquisadores de mercado Estrategistas de marca Desenvolvedores .NET Desenvolvedores Objective-C Profissionais de marketing on-line Especialistas On Page Desenvolvedores PHP Produtores de PowerPoint Gerentes de projetos Desenvolvedores Python Consultores de vendas Escritores Assistentes Scrum Especialista em SEA Especialistas em SEO Designers do Sharepoint Especialistas em mídias sociais Especialistas em planilhas Desenvolvedores SQL Analistas estatísticos Dubladores Escritores técnicos Redatores Tradutores Designers de UI Designers de UX Editores de vídeos Criadores de vídeo Web designers Especialistas em Word Desenvolvedores Wordpress Escritores de negócios
Falha na operação!
Por favor, tente novamente mais tarde. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte.
Usamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência. Ao continuar a navegar em nosso site, você aceita nossa política de cookies.
Saiba mais