8 estratégias de marketing comprovadas para colocar o seu negócio freelance no mapa
O trabalho independente está a tornar-se cada vez mais popular entre os profissionais que não conseguem encontrar trabalho a tempo inteiro, que querem passar mais tempo com as suas famílias e que querem beneficiar de horários de trabalho flexíveis. Nos Países Baixos, já existem mais de 1 milhão de freelancers registados na Câmara de Comércio e este número está a crescer rapidamente (também graças à pandemia). Este crescimento significa também que, como freelancer, pode esperar cada vez mais concorrência.
Por conseguinte, é mais importante do que nunca que mantenha a publicidade e que mantenha os seus serviços actualizados. Isto significa que precisa de um plano de marketing que possa lidar com as mudanças no seu campo e que utilize para adquirir novos clientes. Com uma boa estratégia de marketing, irá destacar-se e manter um negócio freelance bem sucedido e à prova de futuro.
Se quiser continuar a crescer neste mundo difícil, é essencial que invista na formulação e implementação de uma série de estratégias de marketing competitivas. Ao fazê-lo, não só construirá uma base de clientes leal e estável, como também desenvolverá a sua própria marca. É tudo uma questão de encontrar a mistura de marketing que funciona para si. Aqui estão 8 exemplos de métodos que podem ser relevantes para si.
1. Conceber um sítio web
Ficaria surpreendido com o número de empresas que não têm um website, e os únicos comerciantes não são excepção. Estes profissionais perdem uma grande oportunidade de mostrar ao seu grupo alvo que eles existem. Para entrar em contacto com os clientes, é preciso primeiro apresentar-se. Um website que explica as suas competências e serviços é o primeiro passo para a angariação de clientes.
Nesta era digital, um website é indispensável e é uma das formas mais eficazes de encontrar clientes na sua área e no seu campo. Não ter um website pode mesmo ser uma razão para os potenciais clientes escolherem o seu concorrente. O seu website é o seu cartão de visita, prova de qualidade e uma forma de contacto para os visitantes. Actualmente, com programas como o WordPress, já não é difícil criar um website e a externalização tornou-se muito mais barata. Simplesmente não há desculpa.
2. Estabelecer canais de comunicação social e promover a interacção com o seu grupo-alvo
As redes sociais estão em todo o lado. Estes canais já não são utilizados apenas para manter o contacto com a família e amigos, mas também têm uma função empresarial muito importante. Como freelancer, beneficia das redes sociais porque oferece aos seus clientes uma forma fácil de o encontrar e entrar em contacto consigo. É um meio ideal para interagir com o seu público-alvo e informá-lo dos seus últimos desenvolvimentos e realizações. Se fizer isto bem, o alcance é enorme.
3. Enfatize a sua carteira
Como freelancer, não está a tentar arranjar um emprego permanente numa empresa. Portanto, uma carteira é uma forma muito melhor de demonstrar as suas competências do que um CV. A carteira é o fundamento de cada carreira de freelance e deve ser sempre visível para as partes interessadas. Desta forma, os potenciais clientes ficam com uma boa ideia das suas competências e experiência.
A sua carteira deve ser facilmente acessível e visualmente apelativa. Deve transmitir informação de uma forma interessante e eficiente. Uma carteira é a melhor representação das suas competências e capacidades. Se não fizer isto bem, é provável que os interessados tenham partido antes de poderem ver o quão grande você é.
4. Partilhar informação de outras formas
Existem outras formas de destacar os seus conhecimentos, tais como blogging, vlogging ou criação de um podcast. Criar conteúdo para o seu sítio web ou canais de comunicação social é a prova de que é um freelancer profissional. Ajuda-o a anunciar os seus serviços freelance e a explicar aos potenciais clientes como trabalha e o que faz.
Ao discutir informações e desenvolvimentos na sua área, prova-se ser um especialista no seu nicho. Ao mesmo tempo, proporciona aos espectadores, leitores e/ou ouvintes uma forma acessível de entrar em contacto e atrai mais tráfego para o seu website.
5. Junte-se a grupos e comunidades no seu campo
Como um freelancer a fazer o seu próprio trabalho, é fácil ficar isolado. O isolamento é mau, porque como se mantém informado do que está a acontecer no seu campo? Ao aderir e participar activamente em grupos e comunidades relevantes, cria um atalho para o seu website e mantém os seus próprios conhecimentos actualizados.
Se vai fazer isto, não comece já a anunciar os seus serviços. É melhor participar primeiro nas discussões, partilhar informações relevantes e dar opiniões que são importantes para os outros membros do grupo. Desta forma, torna-se um membro digno da comunidade e é visto como alguém que não só quer fazer publicidade, mas que também tem valor acrescentado. Desenvolver-se-á como especialista na sua área, será respeitado na sua comunidade e, provavelmente, terá clientes no futuro.
6. Trabalhe no crescimento da sua rede
Agora que se tornou uma pessoa bem conhecida na sua área e comunidades, torna-se mais fácil fazer contacto com outros profissionais. E estas pessoas também responderão. O trabalho em rede é crucial se quiser fazer crescer o seu negócio de freelance. Quando falar com outros freelancers, fale com eles sobre os serviços que oferece e sobre o seu grupo-alvo.
Discute o que faz e quem é com os outros, mesmo com o caixa do seu supermercado. O trabalho em rede não acontece apenas online, em feiras ou conferências. A criação de um boletim informativo é uma excelente forma de manter as pessoas da sua rede informadas. Mantenha-os felizes oferecendo-lhes promoções especiais, porque eles são os seus embaixadores. E quando alguém precisa dos seus produtos ou serviços, pensará imediatamente em si.
7. Registe-se no Freelancer.nl
Especialmente como freelancer de início, pode ser difícil encontrar trabalho. Uma plataforma online como Freelancer.nl é uma forma ideal de obter exposição. Ao preencher correctamente o seu perfil, pode mostrar as suas competências e experiência tão bem como com uma carteira. Responda às tarefas e começará a tornar-se conhecido. Faça bem as tarefas e os seus clientes premiá-lo-ão com uma revisão positiva. Isto, por sua vez, trar-lhe-á mais tarefas. Também nesta plataforma trabalha na sua rede, na sua visibilidade e na sua reputação como freelancer profissional e qualificado. E quando tudo começa a dar certo, é o lugar ideal para voltar a cair quando se tem falta de trabalho.
8. É tudo uma questão de visibilidade positiva
Como freelancer, enfrenta uma dura competição e quer sair em primeiro lugar. Pode fazer isso com as 7 estratégias acima, mas há muito mais que pode fazer. Responder a revisões (negativas), por exemplo, proporciona visibilidade, mas o mesmo acontece com a publicidade em motores de busca, optimização de motores de busca ou remarketing. É importante que encontre a mistura de marketing ideal para o seu negócio. Por vezes é melhor executar algumas estratégias de forma excelente, do que fazê-lo moderadamente em muitas áreas. Assim que tiver encontrado a mistura perfeita, tirará o seu negócio freelance da invisibilidade online e superará a sua concorrência.
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Conteúdo e Redes Sociais Freelancer