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Torne-se um especialista necessário para que os clientes venham até você!

Muitos freelancers não são os únicos no mercado. Como você garante que você ainda se destaca na multidão, para que você obtenha essa atribuição freelance? E melhor ainda: o que você pode fazer para se tornar um especialista tão necessário, onde os clientes vêm até você? Eu te dou 3 ideias que me ajudaram.

Assinatura de especialista

Está se tornando cada vez mais importante esclarecer por que um cliente deve estar com você. É claro que a base é que você faz um trabalho muito bom com clientes satisfeitos, sabe quem você é e o que você representa. Então é importante se posicionar como um especialista.

A criação de status de especialista começa sendo muito específica em qual problema você resolve e para qual tipo de cliente. E qual é o resultado concreto? Geralmente, aplica-se o seguinte: quanto mais específico, maior a atração.

As pessoas gostam de fazer negócios com especialistas. Isso nos dá uma espécie de orientação de que o dinheiro é bem gasto. Afinal, você pode confiar em especialistas. Às vezes digo: se você tem problemas cardíacos, quer ser ajudado por um bom cardiologista. Não pelo médico.

Mas algo mais também está acontecendo. Por ser muito específico, você se destaca. Você e sua história são mais lembrados. Isso é bom para o reconhecimento do seu nome. Os generais geralmente não ficam presos. São as coisas excepcionais que se destacam e ficam conosco.

Como você pode aplicar isso agora?

1. Meu próprio exemplo: somente quando, para minha primeira empresa, comecei a integrar meu background como estrategista de comunicação e fotógrafo como "The Image Strategist", de repente me tornei muito menos comparado a outros fotógrafos. Fui abordado por profissionais de marketing e comunicação, que estavam procurando por um parceiro de sparring no campo da fotografia e branding. De repente me pediram para ajudar a pensar sobre imagem que foi usada estrategicamente, sobre como você "carrega" uma marca com imagem. Como garantir que você atraia a atenção dos clientes certos de relance. Eu nunca teria conseguido se continuasse a fazer retratos de casamento ou de crianças.

2. Outro exemplo: Talvez, como redator freelancer, você não mais se concentre em todos os tipos de textos, mas apenas em escrever conteúdo patrocinado para mídias sociais, visando a maior conversão possível.

3. Ou você: como especialista em comunicação, focará principalmente na narrativa interna em caso de mudança, visando obter apoio e envolvimento com funcionários de organizações maiores.

Pode ser qualquer coisa. Meu ponto é: um rosto claro cria atração. Um tipo de marca registrada. Um "domínio" que você reivindica. Você entende isso sendo muito específico.

Os autônomos e autônomos que eu treino muitas vezes acham difícil escolher. "Não sinto falta de muitas oportunidades se me tornar tão específico?" Você também exclui clientes. Mas acho que o oposto também é verdade: você escolhe em que você é o melhor e pode ajudar melhor seus clientes.

Eu vejo regularmente autônomos e autônomos fazendo uma tarefa freelance que não os deixa realmente felizes. Eles não podem colocar seu talento nele e, portanto, não obtêm os melhores resultados para seus clientes. No entanto, eles aceitam o trabalho. Finalmente, eles podem usar bem o volume de negócios.

Ao escolher você quebra esse padrão. Isso naturalmente requer coragem (e preparação!). Mas, de repente, há muitas coisas que você não precisa mais fazer, criando espaço para realmente expandir essa coisa. Você tem uma mensagem clara sobre a qual pode atrair clientes. Você se torna muito mais um especialista. Você se destaca mais. E há muito menos concorrência.

Uma abordagem proprietária e comprovada

Mas é claro que mais é necessário. Como especialista, você também tem sua própria opinião sobre a melhor forma de solucionar os problemas de seus clientes. E a maneira como você olha dá novas perspectivas para um cliente. A partir dessa perspectiva, desenvolvi minha própria abordagem específica na época. Um método que conheço funciona porque testei. Essa metodologia destaca sua experiência em conversas sobre uma tarefa de freelance.

Dê generosamente e dosado

E finalmente: ser visível como um especialista compartilhando consistentemente conteúdo valioso. Eu sou abordado regularmente para tarefas maiores graças aos artigos que escrevo, aos vídeos que faço ou às apresentações que faço. Potenciais clientes me conhecem através disso, e podem experimentar por si mesmos se o conhecimento e as idéias que eu forneço são valiosos para eles.

Então dê sem esperar nada em troca. Mas também dar dosado e com foco: por isso não dar tudo, mas um primeiro pequeno pedaço de informação valiosa ou idéias de exatamente o que você está em quero perfil como freelancer. Boa sorte!

Por: Anne Quaars, Coach de Negócios em Branding e Estrategista de Imagem Fundador da Image Strategist & Branding Business School Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital/ Conteudo- freelancer.com

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