Quem não aparece?
Hoje em dia estamos em todos os locais e online o dia todo. A comunicação comercial também passa por email e cada vez mais também por outras mídias sociais.
Isso é ruim?
Não, isso não é ruim, é muito bonito. Mas também perigoso. Se tudo correr bem, o envio de mensagens é agradável e familiar, fácil e rápido, mas se as coisas derem errado, muitas vezes elas dão muito errado muito rapidamente.
Comprovação científica
Foi demonstrado que apenas 20% da comunicação passa pela mensagem, o restante da comunicação passa pela postura e tom do corpo. Com a comunicação digital, 80% da comunicação não é preenchida e, antes que você perceba, uma das duas partes a preencherá incorretamente. E então você não se entende mais.
Como você evita falhas de comunicação?
Com base em minha própria experiência, elaborei dez regras de ouro para o tráfego de e-mail comercial para você. Se você seguir essas regras, terá certeza de que você e seus contatos comerciais continuarão se entendendo bem. Essas regras também se aplicam a outro tráfego digital, como o envio de mensagens por aplicativos no seu telefone ou computador, respondendo a postagens online ou conversando.
Regra 1.
Não culpe a correção automática Erros de digitação e palavras incorretamente corrigidos pela correção automática não são possíveis. Antes de pressionar "enviar", leia atentamente sua mensagem pelo menos uma vez.
Regra 2.
Não use linguagem falada Depois de usar as mensagens para comunicação comercial, não use a linguagem falada. Ei! Assista seu idioma!
Regra 3.
Não escreva coisas que outras pessoas não possam ler Muitas pessoas enviam uma mensagem para outra pessoa. Portanto, sempre leia suas mensagens novamente antes de enviá-las, como seria se alguém que não fosse o destinatário leia a mensagem.
Regra 4.
Preste atenção à trilha de correio Se você encaminhar mensagens, preste atenção para quais mensagens da conversa são encaminhadas.
Regra 5.
Seja breve Especialmente as pessoas que recebem muitas mensagens apreciam isso se você escrever mensagens curtas com no máximo quatro frases.
Regra 6.
Diga o que você quer Indique imediatamente no início da sua mensagem o que é e o que você espera do destinatário.
Regra 7.
CCs não são lidos Muitas pessoas, especialmente aquelas que recebem muitas mensagens, têm um agente no qual os CCs não entram na caixa de correio principal. Use o menor número possível de CCs e assuma que eles não serão lidos.
Regra 8.
Tempo de resposta de dois dias Dê às pessoas dois dias para responder a mensagens urgentes e envie um lembrete amigável. Para mensagens não urgentes, mantenha cinco dias.
Regra 9.
Nunca compartilhe emoções através de mensagens, nunca. Não compartilhe emoções com contatos de negócios por meio de mensagens. Também tenha muito cuidado ao usar emoticons, piadas e piadas e palavras inteiras digitadas em letras maiúsculas. Você não pode ver como ele chega ao destinatário.
Regra 10.
Até três mensagens sobre o mesmo assunto Se você trocou mensagens com alguém do mesmo assunto três vezes e não há solução, entendem-se mal. E então você não poderá mais fazer isso trocando mensagens. Então, troque mensagens até três vezes sobre o mesmo assunto. Em seguida, pegue o telefone e marque uma consulta.
Agora você sabe quais as dez regras de ouro para o tráfego de mensagens comerciais às quais pode se ater, para que você e seus contatos comerciais continuem a se entender bem!
Por: Heske Scheepstra.
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital do freelancer.com.br I