É de conhecimento geral que todos gostam de se sentir especiais, bonitos, amados ou especiais. Os clientes são a principal fonte de renda para freelancers, então por que não fazê-los se sentir especiais adicionando isso à sua estratégia de negócios? Assim como em um primeiro encontro, você também quer deixar uma boa impressão com seus clientes, uma impressão que eles não esquecerão tão cedo. Você veste sua melhor roupa, dedica tempo e atenção ao seu cabelo e aparência, mas não para por aí porque…
- Como você explode? - Como você dá a melhor experiência que já teve com um freelancer? - Como é que eles voltaram para você?
Muitos freelancers lutam com essas questões. A parte mais importante da sua carreira de freelancer é o contato com seus clientes, o trabalho que você oferece e a maneira como você entrega isso. Você quer naturalmente fornecer-lhes a melhor relação de trabalho que eles podem ter com um freelancer.
Mas como você faz isso? Ao aplicar as dicas abaixo, você irá surpreender seus clientes e criar uma impressão irresistível. Por conveniência, dividimos os clientes em três categorias.
Clientes em potencial
1. Conselho gratuito
Não dói dar conselhos aos clientes sobre sua área de especialização, sejam eles ou não seus clientes. Primeiro, dê conselhos gratuitos antes de finalmente trabalharem com você. Mostre que você entende a tarefa e compartilhe suas ideias sobre ela. Se eles perceberem que você sabe onde eles querem ir e também dar conselhos sobre isso, é provável que eles escolham você para a tarefa.
2. Mensagem Automática
Faça uma mensagem padrão com um texto alegre e, em seguida, envie essa mensagem para possíveis clientes com vários links úteis para, por exemplo, seu portfólio, referências ou página de perguntas frequentes.
3. Ligue ou Skype!
Em vez de enviar e-mails, você certamente pode deixar uma boa impressão ligando ou entrando em contato conosco via Skype. Um e-mail às vezes é esquecido e quando você liga ou o Skypet, o contato fica imediatamente mais pessoal.
Clientes atuais
1. Tempo de resposta
Responda a e-mails em um dia e permaneça sempre em contato. Pode acontecer que um cliente esteja irritado ou não tenha o seu dia. As coisas podem se deparar incorretamente via e-mail. Sempre certifique-se de que você fique arrumado, seguindo o comportamento do cliente não faz sentido algum e só pode trabalhar contra você.
2. Obrigado!
Cartões ou outro presente pequeno sempre funcionam bem. Portanto, termine o processo com algo como um "cartão de agradecimento". Quem sabe, isso pode demorar no escritório por um longo tempo. Na próxima tarefa, você tem uma boa chance de que eles pensem imediatamente em você!
Clientes anteriores
1. Mídias Sociais
Promova a oferta do seu cliente nas redes sociais. Desta forma, você deixa uma boa impressão e mostra que você está lá para ajudar e não apenas com serviços pagos.
2. Mantenha contato
Vamos ouvir algo de você a cada três ou sete meses. Ligue para o seu cliente anterior perguntando como estão as coisas e se eles ainda precisam de ajuda com qualquer coisa. Ou escolha parar para tomar uma xícara de café. Eles só vão apreciar isso. Imagine o quão especial um cliente se sente quando você, como designer freelancer ou programador freelancer, sempre mantém contato e permanece interessado.
3. Presente
Envie-lhes uma coisinha todos os anos, por exemplo, no Natal ou no Ano Novo, para que eles sempre se lembrem de você. Mesmo que seja apenas um cartão ou uma garrafa de vinho.
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- MKT Digital e Conteúdo