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Conflitos com seu cliente? O que fazer agora?

No mundo freelancer você trabalha com clientes diferentes. Você entrou em contato com eles através de uma plataforma de mediação, através de conhecidos ou você se aproximou deles através das redes sociais. Em muitos casos, vocês não se encontraram, mas o contato foi estabelecido por telefone ou e-mail. Então você não sabe que tipo de pessoa você tem antes de você.

Infelizmente, pode acontecer que você, às vezes, acabe em situações difíceis, como um cliente que paga uma quantia muito baixa, que esteja insatisfeito ou que o contato permaneça completamente silencioso depois de enviar sua tarefa. E o que você faz então? Este blog oferece dicas úteis sobre como você pode antecipar uma situação dessas ou como você deve agir quando o dano já tiver sido causado.

Não prometa muito

Não tome muito feno em seu garfo mencionando muitas habilidades que você é bom, afinal você tem que ser capaz de fazer isso acontecer. Descubra o que você é bom e em que você se destaca. O que o torna especial como freelancer? O cliente realmente entende que um orçamento maior ou uma taxa horária é cobrada por isso. Esteja sempre disponível para dúvidas e melhorias. Certifique-se de que os clientes tenham um bom pressentimento em trabalhar com você, para que eles perguntem novamente na próxima vez.

Antes da tarefa Sempre pergunte ao cliente para mais informações.

Apenas a comunicação através de uma plataforma de mediação ou endereço de e-mail não é suficiente. Portanto, tente descobrir qual é o número do telefone e, por exemplo, o nome e endereço da empresa. Faça você mesmo para verificar se eles também podem ser encontrados nos mecanismos de pesquisa. Se o cliente não der isso e você, portanto, não confiar totalmente nele, seja honesto e peça mais explicações. Você pode solicitar uma cópia de um passaporte ou prova de identidade de um particular. Em última análise, faça você mesmo a escolha, mesmo que tenha um bom pressentimento sobre isso ou se vai deixar a tarefa ir.

O faturamento é muito importante

Como freelancer, você realmente não deve pensar no fato de que o cliente com quem você começou a trabalhar decide não pagar ou que o pagamento falhe. Com o envio de faturas, é muito possível que o cliente pague a tempo se você se preparar bem para isso.

É importante concordar com o período de pagamento com bastante antecedência.

Certifique-se de que ambas as partes assinem esses contratos. Sua fatura deve, é claro, obedecer às regras legais. Isso significa que certas informações básicas devem ser declaradas na fatura. O cliente também estabelece vários requisitos. Talvez a fatura possa ser entregue em um endereço diferente ou um número de compra deve ser incluído. Se você não tiver isso com antecedência, a fatura será enviada de volta e, portanto, o pagamento só será mais demorado.

Entre em contato imediatamente se o cliente não tiver pago dentro do prazo.

Peça o motivo e veja quando ele pode pagar. Se isso acontecer várias vezes, é aconselhável iniciar uma conversa para falar sobre outra solução. Certifique-se de que tudo o que você concorda é anotado com uma assinatura embaixo. Se você realmente não confia, peça conselhos ou seja apoiado por uma agência de cobrança.

Mantenha forte

Você está, por qualquer motivo, em desacordo com o seu cliente? Sempre tente resolver isso de uma maneira boa. Fique forte e mostre-se de seus bons lados. Ainda é possível completar a tarefa de freelance? Seja honesto consigo mesmo, mas especialmente com o seu cliente. Pergunte o que o cliente acredita que poderia ser melhor no processo e ainda concluir a tarefa com um bom pressentimento. Se você não conseguir mais concluir a tarefa com sucesso, mantenha a tarefa do seu lado e encontre um amigo que possa assumir o seu cargo. Então você mantém uma boa reputação.

Por: Ilse van der Meulen

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- mkt digital - freelancer.com

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