O mercado de trabalho freelancer está crescendo de forma explosiva. Mais e mais empresas usam freelancers para a execução de trabalho temporário. Isso evita muitos problemas. As empresas não têm que pagar pelo alojamento, substituição em caso de doença e outros custos de "pessoal". Em geral, eles podem pescar em um lago bem abastecido com freelancers e autônomos. E os mais de um milhão de trabalhadores autônomos nos Países Baixos percebem isso cada vez com mais frequência. Porque como você ainda pode se distinguir como freelancer?
Contabilista Freelancer, desenvolvedora de software freelancer ou, como no meu caso, profissional de comunicação freelance. Parece que todo mundo trabalha freelancer hoje em dia. Muitas vezes, além de um trabalho remunerado. Os clientes quase tropeçam nos freelancers que estão pressionando para conseguir essa tarefa. Mas onde você encontra o profissional que melhor se adapta à sua (empresa)? E como você, como freelancer, descobre o que esse cliente realmente está procurando e como você se conecta melhor a isso? Em outras palavras: como garantir que você tenha a resposta certa no momento certo?
Primeira impressão
Quando você fizer a mudança para o empreendedorismo independente, pense cuidadosamente em como você quer se apresentar. Quais são os valores importantes para você em seu trabalho e quais são seus motivos? Certifique-se de que tudo que você faz mostra claramente. Isso já começa no seu cartão de visita e site. Lá, os clientes em potencial têm uma primeira impressão de você. E todos nós sabemos o quão importante é essa primeira impressão! Mostre que você sabe do que está falando e, muito importante, mostre que prestou atenção à sua comunicação (recursos). Porque isso também diz algo sobre o modo como você faz o seu trabalho. Facilite a localização do seu site e não escreva textos sem fim. Tenha compromisso: seja pontual, certifique-se de que está arrumado e se prepare bem.
Eu tenho trabalhado como um empresário independente há quase um ano e estou cada vez mais consciente de que é tudo sobre se mostrando e fazendo isso de forma consistente e consistente. Certifique-se de que sua rede se expande rapidamente e certifique-se de que as pessoas o (re) conheçam e falem sobre você. Agende compromissos toda semana com pessoas que você ainda não conhece. Você verá que sua rede está crescendo muito rapidamente. Faça isso através da sua rede existente. Pergunte às pessoas se elas querem te apresentar. Quase todos que você perguntar ficarão felizes em fazer isso por você. Convide-os para o LinkedIn imediatamente após a conversa. E então, por favor, não com aquele texto terrível "padrão". Torne o texto pessoal e refira-se à boa conversa que você teve. Claro, não se esqueça desta plataforma onde você pode se posicionar online. Responda regularmente a mensagens no LinkedIn e no Facebook. E ainda melhor: postar mensagens regularmente. Mostre que você acompanha os eventos atuais, lance novas ideias e produtos. Dessa forma, você garante que as pessoas vejam seu nome regularmente e vejam o que você está fazendo. E, seguindo as suas conexões, você se certifica de manter-se atualizado sobre o que são seus relacionamentos. Ainda estou surpreso com o quão poucas pessoas realmente usam. Dos mais de 400 relacionamentos que tenho no LinkedIn, apenas um punhado de pessoas é realmente ativo. Então aproveite sua chance!
Serviço e qualidade
Serviço e qualidade são tudo sobre quando você finalmente tem essa atribuição freelance. Algumas dicas:
- Surpreenda as pessoas estando à frente delas, colocando um pouco de esforço extra e entregando esse importante pacote você mesmo.
- Apenas ligando se tudo estiver ao seu gosto. Parece tão simples, mas faz uma diferença tão grande! - Seja claro sobre o que você pode e não pode fazer. Isso evita decepções.
- Fique atento até o final da tarefa e seja tão apaixonado pela conclusão quanto você é pelo começo.
- Sempre peça aos clientes uma referência quando você tiver concluído a tarefa. Colocá-los em seu site, LinkedIn ou em um perfil de uma plataforma de mediação. Referências são muito importantes quando se trata de atribuição de atribuições. Certifique-se de que você pode ver claramente quem são seus clientes, as pessoas gostam de se identificar com isso e são mais propensos a contratar alguém que já tenha trabalhado para uma organização semelhante.
Investir na sua apresentação e nos seus relacionamentos garante que você se destaca dos seus concorrentes
Por: Elisa Salentijn- freelancer.nl/ http://www.es-communicatie.nu
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi – Mkt Digital e Conteúdo- freelancer.com.br