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Como você lida com os clientes?

Quem realiza trabalho freelancer trabalha para diferentes clientes. Você entrou em contato com eles por meio de conhecidos, por meio de uma plataforma de mediação ou você mesmo os abordou por meio de aquisição por telefone. Os clientes são sua maior fonte de renda. Sem clientes não haverá dinheiro. Portanto, é importante construir um relacionamento bom e de longo prazo com eles.

Se você acabou de começar como autônomo ou autônomo, toda ajuda é bem vinda! Certamente, quando se trata de como você se comporta em relação ao seu cliente. Essas cinco dicas garantem a aparência certa!

1. Responda rapidamente a e-mails e telefonemas

Isso é uma dica? Isso não é óbvio? Sim, você pensaria assim, mas isso nem sempre é uma realidade na prática. Para criar um bom relacionamento, é importante que você lide com e-mails e telefonemas de seu cliente diretamente ou em um dia. Desta forma, você deixa uma boa impressão e dá ao cliente a ideia de que sua atribuição tem prioridade. Se você não tem a oportunidade naquele momento, por favor envie uma mensagem que você retornará a ela mais tarde.

2. Fornecer atualizações sobre o progresso

Mantenha o cliente atualizado sobre o andamento do projeto. Se necessário, faça mais algumas perguntas para obter a melhor imagem possível dos desejos do cliente. Você dá a ele a sensação de que está pensando e trabalhando duro no resultado desejado.

3. Cliente é rei

Sempre ajuste a atribuição aos desejos do cliente e mantenha-o satisfeito. Finalmente, você faz a atribuição em nome de ... Depois que a atribuição for concluída, você pode oferecer alguns extras concordando que, se alguma alteração precisar ser feita, você está preparado para ajustar isso. Isso pode, é claro, ser preenchido de acordo com suas próprias idéias, mas dá ao cliente a confiança de que, se algo estiver errado, ele pode ser resolvido imediatamente.

4. Primeiro envie um desenho

Antes de enviar a tarefa, é útil primeiro enviar um desenho, esboço ou exemplo. O cliente pode verificar tudo novamente e isso dá o espaço para dar algum feedback quando necessário. Esta é uma verificação extra para você ver se está no caminho certo.

5. Seja honesto

Indique claramente seus limites. Quando se trata de planejamento de tempo, não funciona porque você tem que tirar seus filhos da escola, por exemplo? Em seguida, discuta com bastante antecedência que você não estará disponível por algumas horas no final da tarde. Você tem um fim de semana de folga? Deixe que isso também seja conhecido. Isso torna o futuro com o cliente muito mais fácil. Acima de tudo, apreciarão a honestidade e, portanto, trabalharão em conjunto com você. Dizer não é às vezes difícil, mas garante que você não se deixe perder.

O que você tira disso?

Quando você aplica as dicas acima você em primeiro lugar deixa uma boa impressão. Há uma boa chance de que o cliente lhe confie novamente a seguinte tarefa. A satisfação também inclui feedback positivo. Peça ao cliente que escreva uma referência que você possa adicionar ao seu currículo ou perfil online. Respostas positivas de clientes anteriores mostram novos clientes que você tem. Apenas certifique-se de primeiro perguntar à parte relevante se você pode publicar a referência online.

Por: Ilse van der Meulen -freelancer.nl

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi – Mkt Digital e Conteúdo- freelancer.com.br

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