A pesquisa de palavras-chave é uma parte fundamental de uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa bem-sucedida. Mas, infelizmente, é também uma das partes mais difíceis. Além de um conteúdo envolvente, seu site também precisa das palavras-chave certas. Se você não usar as palavras que as pessoas procuram ativamente, perderá muitos visitantes. Ao fazer uma pesquisa inteligente, você pode responder às condições de mercado em constante mudança e responder ao conteúdo, produtos e serviços que as pessoas procuram. Depois de dominar essa arte, você não só se beneficiará de mais tráfego de busca orgânica, mas também conhecerá seus clientes muito melhor do que seus concorrentes.
Definindo seu nicho de mercado
Um erro comum de iniciante, de acordo com o especialista em otimização de mecanismos de pesquisa Romano Groenewoud, é se concentrar demais em uma "ferramenta de palavras-chave" e confiar cegamente nas sugestões de palavras-chave que essa ferramenta oferece. Uma técnica muito melhor é primeiro determinar seu nicho de mercado e, assim, (com a ajuda de uma ferramenta de palavras-chave), descobrir uma fonte de palavras-chave não utilizadas. Dessa forma, você pode otimizar melhor sua classificação. O objetivo final é encontrar combinações de palavras-chave direcionadas. Geralmente consistem de 2 a 4 palavras e têm um alto volume de pesquisa. Você pode usar as três regras a seguir para isso: 1. As combinações de palavras-chave descrevem com precisão o conteúdo 2. A pesquisa é feita exatamente nessas combinações de palavras 3. Existem poucos concorrentes notáveis que otimizam as mesmas combinações de palavras
Busca semântica
Você pode ver a pesquisa de palavras-chave como uma pesquisa de mercado. Ele fornece uma visão sobre o que seus clientes estão interessados e ainda melhor: ele informa exatamente em quais termos eles procuram principalmente por informações. Todos nós sabemos que o Google é nosso "melhor amigo" quando se trata de otimização de mecanismos de pesquisa, mas o Google não se concentra mais apenas em palavras-chave. O Google está trabalhando na renovação de seu mecanismo de busca: um sistema de busca semântica que analisa as consultas de busca com base em um algoritmo, permitindo entender melhor o contexto e a finalidade das palavras-chave. O objetivo é fornecer aos usuários resultados de pesquisa relevantes e personalizados. Isso não torna as palavras-chave supérfluas, mas significa que deve haver um foco diferente além das palavras-chave. A saber: bom conteúdo. Por exemplo, se descobrir que muitos internautas pesquisam: “como se faz um smoothie de morango”, então você pode, além de otimizar com base em palavras-chave, garantir também o conteúdo certo no seu site, conteúdo que responda a essa pergunta.
Conclusão
Obviamente, a otimização ainda significa uma boa classificação nos resultados da pesquisa. Classificação significa tráfego. Mas as tendências atuais do Google indicam que as prioridades estão mudando e que oferecer uma boa experiência ao usuário é o futuro. O sucesso de sua estratégia de otimização depende, portanto, de quão bem você conhece seus visitantes em potencial e se você consegue fornecer a eles o que estão procurando. Contanto que você use palavras-chave para atingir esse objetivo, certamente terá uma boa classificação nos resultados da pesquisa.
Por: Romano Groenewoud Romano é um especialista experiente em otimização de mecanismos de pesquisa
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital e de Conteudo Freelancer!