O freelancer e o cliente exigente

Publicado em 1 Agosto 2019

Você já sentiu que o contato com um cliente foi diferente? Em geral, você tem um relacionamento positivo e especialmente profissional com seu cliente e, de repente, encontra a pessoa que inventou a palavra "exigente". Como você se comporta durante uma tarefa tão difícil como freelancer?

Mesmo que eu esteja acostumado com isso, eu fiquei surpreso de forma negativa na semana passada. Tudo começou muito bem: através de uma plataforma para freelancers, recebi um pedido com um objetivo claro: o conteúdo do site de uma empresa de médio porte tinha que ser editado, colocado em um novo layout e traduzido para formar um todo atraente para um grande audiência. Uma boa tarefa para a qual gostaria de fazer uma oferta. Recebi um arquivo do Word com o texto que precisava ser editado e com base no número de palavras que fiz uma oferta que foi imediatamente aceita.

Quando olhei para o conteúdo do site, imediatamente entendi qual era o problema. Frases sem graça e sem fim, palavras difíceis, muitos termos profissionais, blocos de texto sem imagens. Eu poderia mudar isso e fui trabalhar com entusiasmo. Tornei o texto ativo, excluí muitas palavras supérfluas, adicionei marcadores e vi o texto mudar. O conteúdo holandês era claro e agradável de ler no novo formato. Então eu traduzi o todo. O trabalho correu bem e consegui entregar os textos bem antes do tempo combinado.

Ajustes após o parto


Após o parto é sempre emocionante como a pessoa de contato da empresa em questão responde aos ajustes. Nesse caso, porém, não tive dúvidas, porque meus colegas freelancers também estavam entusiasmados e satisfeitos com o resultado. Felizmente, o cliente encontrou o layout moderno para se encaixar perfeitamente na imagem da empresa. Para minha grande surpresa, ela não estava mais satisfeita com o texto substantivo que ela fornecia. Teve que ser mudado. Ela forneceu um conteúdo modificado com a solicitação se eu pudesse reeditá-lo. Após a primeira mudança, mais alguns seguiram. Pessoalmente, senti que o conteúdo com todos os ajustes não ficou mais claro. Os textos que o cliente forneceu eram mais modernos, mas definitivamente não agradáveis de ler devido à quantidade de termos profissionais e terminologia. Eu sempre indiquei que esses textos eram inadequados para o público mais amplo, porque o leitor médio já perdeu o fio após as primeiras quatro frases. Não é um texto para todos, enquanto o objetivo era atrair um público amplo. O cliente não era convincente e insistia em frases longas, terminologia difícil e muitos textos profissionais. Eu não tive um bom pressentimento sobre isso.

Diferença entre pedido, cotação e atribuição

Depois que editei um texto modificado para a quinta (!) Hora, comecei a me perguntar com cuidado como essa tarefa iria prosseguir. Com toda honestidade, eu não estava mais tão entusiasmado quanto no início da tarefa. Além disso, passei muito mais tempo editando do que tinha levado em conta na citação. Eu poderia falar com o cliente sobre isso? Várias vezes eu já havia dado dicas sobre o aumento dos custos. Ela não respondeu a essas instruções, então tive a impressão de que ela não estava aberta a isso. Eu não queria ficar financeiramente aquém dessa tarefa e duvidei: tinha feito a citação errada? Na verdade, não, afinal de contas, eu criei isso com base nas informações que recebi na época. Nessa situação, havia uma clara diferença entre a solicitação, a oferta e a designação final. Cada texto personalizado foi uma nova atribuição? Então eu custaria ao cliente e isso não parecia certo para mim também.

Confronto

Eu tive que falar sobre isso com o cliente, mas achei que foi um passo difícil. Relutantemente, iniciei um email para expressar minhas preocupações. Engraçado que, como redator, agora eu realmente tive dificuldade em encontrar as palavras certas. O cliente respondeu com raiva e não queria pagar mais do que o acordado na cotação. Nós não chegamos a um acordo e no final dissemos adeus.

Aliás, não argumento que um cliente tenha direito a 100% de qualidade, afinal, ele ou ela também paga por isso. Estou preocupado com a diferença de perspectiva ao entrar em um contrato de atribuição. Da próxima vez, farei uma revisão da cotação negociável antes.

Por: Loes Orru-Provoost/ http://talenvertalen.nl

Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Mkt Digital e Conteúdo

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