Fazendo pesquisa de mercado: é realmente necessário?

Publicado em 20 Julho 2020

Você quer trabalhar como freelancer, gostaria de começar sua própria empresa e aprender algo sobre empreendedorismo? Então, "fazer pesquisa de mercado" costuma ser a primeira coisa que você recomenda. Também fui confrontado com isso quando planejava trabalhar em tempo integral como freelancer. Sinceramente, pensei que era apenas uma palavra assustadora. Eu já estava cansado com o pensamento de investigar todos os tipos de estatísticas. E, a propósito, o que era esse "mercado" e como você deveria investigá-lo?

"Não é tão complicado quanto você pensa", disse-me um conhecido entusiasmado. "Você acabou de fazer algumas perguntas - algo como" Gostaria de comprar meu produto? E quanto você gostaria de pagar por isso? ” e então você vai para um lugar movimentado na rua com uma prancheta por uma manhã - e pede a muitas pessoas. Então você já fez uma excelente pesquisa de mercado! "

Eu pensei que era um plano questionável. Como tradutor - como muitos outros freelancers - eu não tinha um "produto" tangível que pudesse mostrar. E eu tinha uma forte suspeita de que meus clientes em potencial nem passeavam pela rua comercial pela manhã. Porque eles estavam ... sim, onde eles estavam realmente? Em algum lugar de um escritório ou algo assim, provavelmente atrás de um computador.

E, no entanto, a ideia me fez pensar. "O mercado é o lugar onde a oferta e a demanda se reúnem", aprendi uma vez na escola. Então comecei a pensar sobre o que realmente tinha para oferecer e quem poderia usar meus serviços. Qual seria uma boa maneira de abordar os clientes em potencial? E quanto eles pagariam então? A última pergunta me trouxe de volta: quantas perguntas meus colegas (concorrentes) realmente pedem o mesmo serviço?

Mantenha simples

De fato, como empreendedor, você não é obrigado a fazer pesquisa de mercado. Mas, em muitos casos, é muito útil fazer isso. Se você planeja começar como freelancer em breve, mas não possui nenhum cliente, é muito útil investigar primeiro se existe uma demanda por seu serviço. Certamente quando você precisar de financiamento de terceiros. Ele provavelmente gostaria de ver um plano de negócios, do qual sua pesquisa de mercado também é uma parte importante. Felizmente, isso é menos complicado do que parece.

Como freelancer, você não precisa conquistar todo o mercado. É o suficiente para o seu próprio nicho. Portanto, não é necessário realizar estudos em larga escala e mapear todo o mercado. Se você esclarecer os seguintes pontos simples, geralmente é suficiente: · O que exatamente eu vou oferecer? Qual é a diferença entre o meu serviço e o dos outros? (Melhor, mais rápido, mais barato, mais pessoal ...) Quem poderiam ser meus clientes em potencial? O que eles estão procurando? Como entro em contato com eles? O que a competição faz?

Quase todas essas informações podem ser encontradas na Internet. Você pode percorrer um longo caminho pesquisando no Google pela manhã. Mas, às vezes, também pode ser uma boa ideia calçar seus sapatos impertinentes e ligar para alguns clientes em potencial com algumas perguntas concretas.

Você também pode encontrar muitas informações em plataformas como freelancer.nl. Lá você pode ver quais serviços estão em alta demanda ultimamente, mas também quais preços seus colegas do mesmo setor estão solicitando. E é claro que você também pode responder imediatamente às tarefas.

Mantenha-se informado

Você já encontrou seu nicho, então é ainda mais fácil. Muitos freelancers abrem sua própria empresa porque já têm vários clientes. Por exemplo, você é bom em criar sites ou em contabilidade, e as pessoas do seu círculo de conhecidos gostariam de contratar você para fazer o mesmo por eles. Então você pode simplesmente começar pequeno, possivelmente próximo ao seu trabalho atual, e expandir gradualmente seus negócios.

É importante manter-se sempre informado sobre o que está acontecendo no seu setor. Existem novos desenvolvimentos ou tendências? É uma boa ideia aprender novas habilidades e expandir seu pacote de serviços? Ou você deve ajustar seus preços ao longo do tempo? Ao continuar a manter um sentimento por clientes e colegas, você (inconscientemente) já está realmente fazendo pesquisa de mercado.

Mova-se com ele

Se você perceber que um certo desenvolvimento ou mudança está ocorrendo, pode ser necessário concordar com isso. Não faz muito tempo, principalmente livros foram traduzidos. Desde o surgimento da internet, uma "internacionalização" global está em andamento, que está expandindo rapidamente todo o setor de escrita e tradução. Portanto, existem muitas oportunidades, para as quais são necessárias algumas habilidades extras.

Se você sempre sabe o que está acontecendo no seu setor, também pode responder a isso mais cedo. Às vezes, você pode precisar ser flexível e investir em novos conhecimentos ou equipamentos / software. No uma vez, quando algumas "antigas profissões" desaparecem e mais e mais novos cursos surgem, também é obrigatório que os freelancers acompanhem os tempos. Então, fazer uma pequena pesquisa de mercado de vez em quando é realmente recomendado.

Por: Ute de Vries Ute é tradutor freelancer inglês-alemão-holandês, escritor e treinador de idiomas

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital do freelancer.com.br

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