Como você escreve uma boa proposta?

Publicado em 5 Abril 2021

Viva, agora você é freelancer! Você optou por se tornar um empresário. Você é um especialista em sua profissão e quer mostrá-la ao mundo. Mas como você faz isso? E como você se comercializa? Entre outras coisas, fazendo uma boa proposta.

O que é uma proposição?

Uma proposição é a forma como você comercializa um produto ou serviço, seu posicionamento. É especialmente importante convencer seus clientes a comprar seu produto ou adquirir seu serviço. Afinal, você quer ganhar dinheiro. Você faz isso por meio de USPs; seus "Pontos de Venda Únicos". O que distingue seu produto ou serviço dos demais?

Como você faz uma proposta?

Você pode se posicionar colocando seus USPs no papel, em uma página, folheto ou infográfico, por exemplo. Não pense apenas no conteúdo, no conteúdo, mas também no estilo. Escolha um estilo que se adapte a você, caso contrário, ficará muito duro e irreal. Os leitores percebem isso muito rapidamente. Agora, com a ajuda de um exemplo, vamos seguir as etapas de criação de uma proposição. Imagine que você é um programador de TI freelance e deseja se posicionar:

- Primeiro você precisa saber quais clientes deseja alcançar. Isso é muito importante, porque escrever para o grupo-alvo errado é um desperdício de todo o seu esforço e dinheiro.
- Quando você encontrar o grupo-alvo certo, liste os USPs para o grupo-alvo.
- Como freelancer, você pode fazer isso por meio de um mapa mental. Ao torná-lo visual, você obtém uma visão dos USPs. Se você não é visualmente orientado, você também pode fazer isso escrevendo-os. Mas então você ainda não chegou. Em seguida, você realiza uma análise SWOT por USP, para obter uma visão estratégica de todos os USPs; quais são os pontos fortes e fracos (pontos fortes e fracos). Onde estão as oportunidades (Oportunidades) e onde estão os ursos no caminho (Ameaças).
- Processe os resultados desta análise SWOT em uma história que você deseja vender ao seu grupo-alvo: um discurso de elevador. Curto, mas doce. Não torne isso muito confuso, exclua palavras desnecessárias. Você também pode postar a história em seu site, por exemplo, como parte de uma página de destino. Depois disso, você pode explorar seu mercado e testar se sua proposta funciona.

Conclusão

Uma proposição é essencial para estabelecer seu produto ou serviço no mercado. Você mostra o que distingue sua empresa das demais. Boa sorte com esta aventura!

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital e de Conteúdo Freelancer!

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