Tem tantos grandes planos, mas onde encontra hoje tempo para trabalhar neles? Veja aqui como manter mais tempo como freelancer e fazer mais!
Trabalhar com um horário
Só pode poupar tempo se souber exatamente o que precisa de fazer. Se não tiver esta percepção, terá sempre a sensação de que está 'ocupado'. Portanto, trabalhem com um bom planeamento. Prefiro trabalhar com objetivos anuais que divido em vários projetos. Divido então estes projetos em trimestres, meses e semanas. Assim, sei exatamente o que preciso de fazer todas as semanas para atingir os meus objetivos, quanto tempo me vai levar e quanto tempo me vai restar.
Não se distraia
E se sabe o que tem de fazer, é naturalmente importante que trabalhe da forma mais produtiva possível. Se se deixar distrair constantemente, não conseguirá fazer nada (e não lhe restará tempo nenhum). Por isso, enquanto estiver a fazer isso, desligue o seu smartphone ou coloque-o em modo de avião, feche o seu e-mail para não receber notificações, e ignore as redes sociais. Desta forma pode trabalhar em blocos de foco e assinalar todas essas tarefas fora da lista de afazeres.
Trabalho externo
Nem sempre é preciso fazer tudo sozinho, mas também se pode subcontratar tarefas que exigem muito tempo e esforço e nas quais outra pessoa é especialista. Pense, por exemplo, em partes do seu marketing em linha que se repetem todos os meses, tais como o envio de um boletim informativo ou a manutenção das redes sociais. É claro que isto custa dinheiro, mas provavelmente poupará mais porque terá mais tempo para fazer aquilo em que é realmente bom.
Padronizar e automatizar
Demora uma eternidade a produzir cotações? Ou passa sempre demasiado tempo a escrever e a publicar mensagens nas redes sociais? Faça uma lista das tarefas que se repetem regularmente e que consomem muito do seu tempo. Depois pense em como pode normalizá-los ou automatizá-los. Por exemplo, para fazer citações pode utilizar um documento padrão que faz uma vez e depois pode utilizá-lo repetidamente. E para as redes sociais, existem ferramentas úteis que lhe permitem agendar as suas mensagens e tê-las publicadas automaticamente. São algumas horas de trabalho, mas irá apreciá-lo durante o resto do mês!
Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital e de Conteúdo Freelancer!