Atenção freelancers! nunca diga isso ao seu cliente

Publicado em 30 Setembro 2019

Quando, como freelancer, você conversa com um cliente e não pensa cuidadosamente no que pode ou não dizer, às vezes acontece que algo errado aparece acidentalmente. Claro que não é a intenção, mas você não deixará uma boa impressão dessa maneira. E isso é uma pena! Os clientes são suas fontes de renda mais importantes; portanto, pense cuidadosamente em como você se comunica com eles.

Faça o que fizer, deixe uma dessas frases para trás, porque você se arrependerá!

1. "Não, não é uma boa ideia!"

Você não será o primeiro freelancer a usar esta frase. A maioria dos clientes tem idéias diferentes sobre determinados designs ou um novo site que, em última análise, não funcionam bem ou simplesmente não são tão fortes. No entanto, todas as idéias são bem-vindas. Não importa quão ruim seja a ideia, discuta-a com eles e não a critique. Veja a ideia do cliente como um começo em que você pode usar sua criatividade para direcionar o projeto em uma determinada direção e na direção certa.

2. "Sim, sim, sim e sim!"

Você não está por trás da tarefa? Ou você sabe de antemão que será muito difícil em termos de planejamento de tempo? Então seja honesto e diga que não terá sucesso. Ofereça uma solução diferente ou encaminhe o cliente a um de seus colegas concorrentes. Se você continuar assumindo todas as tarefas, você tem pouca ou nenhuma liberdade e esse é um dos motivos mais importantes pelos quais você começou a trabalhar como freelancer ou não?

3. "Deixe-me ..."

Você não pode dizer isso ao seu cliente pessoalmente, mas é muito fácil enviar essa mensagem pela maneira como você age. Se você não seguir seus comentários e conselhos e quiser fazer tudo sozinho, eles terão a impressão de que você acha que não precisa deles. E isso é um absurdo! Você trabalha em nome de ... e, portanto, se comporta de acordo. Avalie regularmente o trabalho realizado e verifique se ele corresponde aos desejos do cliente e ajuste-o sempre que necessário.

4. "O que eu realmente quero é ..."

Desculpe Não é tudo sobre você durante a tarefa freelance? No relacionamento entre cliente e freelancer, você trabalha como freelancer na direção do que seu cliente deseja. Ao mesmo tempo, esse é o passo mais difícil: descobrir exatamente o que o cliente deseja, deixar isso claro e depois ajustar suas idéias de acordo. É seu trabalho atender aos desejos do cliente como ninguém mais pode.

5. "Você está errado."

Mesmo que estejam errados, nunca diga a eles que estão errados. Porque Eles levarão isso muito a sério e isso não é necessário. O que você pode dizer? Tente algo como "Que interessante! E se tentarmos isso ..."

6. "Pensei em ..."

Chegará um momento em que os clientes desejam que você dê sua opinião sobre a tarefa ou o trabalho que você realizou. Certifique-se de fazer apenas perguntas durante as duas ou três primeiras reuniões para deixar a tarefa o mais clara possível. Mantenha sua opinião à sua frente e garanta uma imagem clara do que o cliente deseja exatamente. Uma reunião bem-sucedida com seu cliente consiste em duas etapas: - faça perguntas - Ouça

7. "Mas ..."

Lembre-se de que a palavra "mas" tem um tremendo poder para invalidar tudo que a precedeu. Então, ao invés de dizer algo como:

"É uma boa ideia, mas ainda precisamos fazer muita pesquisa". Tente inverter o máximo possível. Para que se mostre muito melhor: Eu acho que ainda precisa de alguma pesquisa, mas que boa ideia! ”Você vê que a segunda frase ainda soa positiva, mesmo que você use a palavra“ mas ”.

Você já disse alguma coisa ao seu cliente que mais tarde se arrependeu? Compartilhe-o na parte inferior da mensagem!

Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Marketing Digital/ Conteudo- freelancer.com

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