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5 dicas para escrever seu plano de negócios

Em 2008, comecei como consultor freelancer e comecei meu plano de negócios de bom humor. Perdi-me em formatos, nos meus Pontos de Venda Únicos, na análise SWOT, no plano de marketing e na secção financeira de apoio. As versões 1 a 10 viram a luz do dia e eu me senti como um verdadeiro empreendedor. Mas, para ser sincera: demorou muito tempo, a coerência foi difícil de encontrar, não deu nenhuma direção e eu realmente não fiz nada com isso.

Muita coisa mudou desde então. Meu plano de negócios agora realmente funciona como minha bússola: isso me dá uma orientação em quais tarefas freelance eu quero e não quero ganhar, como eu organizo meu marketing, se eu alcanço meus objetivos ou tenho que fazer ajustes, etc. Eu atualizo a cada seis meses e tenho a versão visual (tela) pendurada acima da minha mesa. Sim, até guio os clientes na elaboração do plano de negócios.

A boa notícia para os freelancers: dentro de 3 horas você também pode ter uma primeira versão do seu plano de negócios! Leia minhas 5 dicas aqui para preparar rapidamente um bom plano de negócios.

1. Comece com o seu "porquê"

Assista ao TED de Simon Sinek falar sobre "Começando com o porquê". Seu modelo do Círculo Dourado deixa claro porque algumas empresas são muito bem sucedidas. Eles agem e comunicam a partir de um forte "porquê", ou do seu impulso / meta / crença. Sinek afirma que as pessoas não compram o que você faz, mas compram porque você o faz. Então não comece com "o que" você vai fazer, fazer ou vender e também não com o mapeamento de seus Pontos de Venda Únicos, mas comece com o seu "porquê". Por que você está fazendo isso? Por que sua empresa existe?

2. Mapeie sua empresa por meio de o Business Model Canvas

Com o Business Model Canvas, você mapeia de maneira rápida e clara os aspectos do negócio. Com base em nove blocos de construção, você descreve sua organização, suas atividades, seu modelo de ganhos, seus clientes, relações e fornecedores. Desta forma, obtém uma visão das unidades de negócio essenciais, a sua coesão, onde existem lacunas e o que é supérfluo numa única folha A4.

3. Determine suas metas SMART

Em seguida, você determina suas metas de negócios mais importantes por ano e por trimestre. Quanto volume de negócios você quer, quantos clientes você precisa, quanto capital você precisa levantar, quanto lucro você quer fazer, quanto salário você quer obter da sua empresa? Formule as metas de acordo com o método SMART: • específico • mensurável • Aceitável • realista • limite de tempo

Não pense apenas em metas, escreva-as, por exemplo, em sua tela. Ao formular seus objetivos dessa maneira, é mais provável que você os perceba na prática.

4. Organize uma verificação da realidade

Agora é hora de um novo olhar. Faça uma pesquisa de mercado (você mesmo ou terceirize): quão realista é o seu plano, o que exatamente esse cliente quer, quem são seus concorrentes, o que você pode aprender com ele? Compartilhe seu plano com o mundo exterior. Solicite comentários de outros freelancers, como profissionais de marketing. Compartilhe também seu plano com pessoas que o conhecem bem. Peça-lhes para serem honestos sobre suas qualidades pessoais e pontos de melhoria.

5. Melhore e coloque seu plano à vista

O próximo passo é refinar seu plano. Dê uma olhada crítica em todas as informações. Sua tela ainda está correta, a coerência está clara, há buracos ou lastro desnecessário? Suas metas são realistas? Melhore sua tela e seus objetivos. Se tudo estiver satisfatório, escreva um breve resumo ou escreva-o completamente, se desejar (você pode fazê-lo rapidamente). Pendure sua tela onde você a vê todos os dias (se necessário no espelho ou na geladeira) e vá em frente: faça seu plano se tornar realidade!

Por: Maaike van Walstijn- http://www.sourchan.nl/

Traduzido e adaptado por: Julia Mainardi- MKT digital e Conteúdo

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