5 razões para ter contrato entre freelancer e cliente!

Publicado em 12 Agosto 2019


 
Infelizmente, muitas vezes acontece que um grande número de freelancers realizar tarefas sem um contrato pré-estabelecido com o cliente. É claro que você assume a bondade das pessoas ou, muitas vezes, teve sorte com clientes anteriores porque eram confiáveis. Em um mundo ideal, não precisamos de um contrato e confiamos uns nos outros. Onde quer que o mundo ideal exista no universo, certamente não existe aqui.
 
Mesmo que o freelancer não seja a principal fonte de renda para você, é necessário elaborar um contrato com todos os seus clientes. Há motivos suficientes para fazer isso sempre e ter um contrato em mãos para assinar ao trabalhar com um cliente novo (ou antigo). Listamos os mais importantes para você!
 
1. O cliente sabe o que ele vai receber

Os clientes geralmente lêem os contratos antes de passarem para a assinatura. Pelo menos você espera que eles façam. Um contrato claro descreve os deveres dos freelancers e o que o cliente pode esperar do freelancer e o que é cobrado por isso. Isso evita muitos problemas porque o cliente e o freelancer passam bem pelo contrato antes de assinar. Ele fornece uma expectativa clara para ambos os lados e impede que o cliente faça uma confusão sobre a taxa acima mencionada ou o trabalho entregue.
 
Além disso, você pode indicar no contrato quais custos serão cobrados quando realizar um trabalho extra que não foi originalmente solicitado ou exigido no projeto. Se você continuar fazendo mais trabalho sem que isso seja incluído no contrato, você perderá mais uma vez e não ganhará corretamente.
 
2. Contratos descrevem riscos para os piores cenários

Pode chegar um momento em que você decide interromper a colaboração com um cliente. Se você não concorda ou se conflitos ocorreram por qualquer motivo. O contrato que ambos assinaram abrange o que acontecerá se você não quiser mais cooperar com o cliente.
 
Além disso, também descreve uma situação em que, por qualquer motivo, o cliente não trabalha mais com você. Um bom contrato cobrirá o procedimento para quebrar o relacionamento comercial. O cliente tem que pagar pela quantidade de trabalho que você já entregou? Isto é, claro, inteiramente com você, mas incluí-lo no contrato! Você também pode descrever no contrato quais são as consequências se um cliente está atrasado ou não é pago. O que você não quer é que seu cliente pague apenas quando lhe convier.
 
3. Ter um contrato ajuda a evitar problemas de pagamento

Isso é muito triste, mas há clientes que fazem o possível para sair do pagamento. Se nenhum contrato foi elaborado com antecedência, o cliente pode fazer isso com a frequência que desejar. Quantos freelancers fizeram trabalhos para os clientes, investiram toda a sua energia e só conseguiram uma parte ou nada do valor acordado? É muito lamentável, mas às vezes acontece. E você pode ser uma pessoa assim se não fizer um contrato com antecedência. Um contrato não pode impedir completamente isso, mas você pode usá-lo para levar o cliente a efetuar o pagamento.
 
4. Um contrato protege o freelancer, mas também o cliente

Infelizmente, ambas as partes tiveram problemas ao trabalhar sem contrato. Freelancers não receberam nenhum dinheiro para uma tarefa e os clientes receberam um trabalho totalmente diferente do que foi solicitado com antecedência. E há vários exemplos para o freelancer e o cliente.
 
Ter um contrato que defina claramente o que é esperado de ambas as partes, o que o trabalho é, o que o preço depende dele e quais são as consequências para não realizar ou não pagar a tarefa, ajuda as pessoas a se sentirem mais seguras. Você cria confiança para ambas as partes. Além disso, há menos risco. Com uma base de compreensão e confiança, é muito importante construir uma relação de trabalho boa e de longo prazo entre o cliente e o contratado - é para isso que, em última análise, fazemos isso, certo?
 
5. Mesmo se você conhece bem o cliente, isso não significa que tudo corra bem

Como designer gráfico, você cria um logotipo para um conhecido? Então o cliente é um amigo seu? Em seguida, também montar um contrato. Quão bem você se conhece, é sempre importante, em nível comercial, colocar as coisas no papel. Também para se proteger para qualquer situação. Você sabe muito sobre o que pode acontecer no futuro?
 
Sim, muitas pessoas nesta terra são honestas e boas. De qualquer forma, se você administra sua própria empresa, a melhor coisa a fazer é se perguntar por situação: "Esse é um cliente em potencial que pode dificultar para mim de alguma forma?" Certifique-se de montar o contrato, mas faça isso com todos os clientes para se proteger como freelancer.
 
Traduzido e Adaptado por: Julia Mainardi- Mkt Digital e Conteúdo
 
 

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